Confira as principais dicas de alimentação no verão

3 minutos para ler

Piscina, sol, praia e cenários ao ar livre. Como você está se preparando para a chegada da estação mais quente do ano? Em relação à dieta, esse período necessita de um cardápio especial, repleto de comidas naturais, que possam garantir vitaminas e minerais. Assim, é fundamental manter uma boa alimentação no verão para garantir a hidratação do corpo.

As altas temperaturas representam um problema para a circulação sanguínea. Com o calor em excesso, as veias corporais se dilatam, o que pode provocar dor nas pernas, sensação de peso, formigamento e inchaço. Por isso, é importante ter alguns cuidados com a alimentação.

Neste post, mostraremos os principais alimentos que você deve incluir no cardápio durante o verão. Confira!

Verduras

Para ter mais disposição nessa época do ano, dê preferência aos alimentos nutritivos e, ao mesmo tempo, refrescantes. Para isso, aumente o consumo de verduras cruas, já que são boas fontes de fibras e vitaminas. Alguns exemplos incluem a alface, a couve, a rúcula, o agrião e o espinafre.

Além disso, evite acrescentar molhos com queijos cremosos e maionese, pois são ricos em gordura e apresentam um alto índice calórico. É possível substitui-los por opções mais saudáveis, como o azeite e as ervas frescas, como alecrim, hortelã, salsinha e manjericão. As saladas, além de serem leves, repõem os sais minerais e as vitaminas que são perdidos com o suor.

Frutas

As frutas não apenas refrescam como também são boas alternativas para deixar a pele hidratada. Isso porque, laranja, limão, melancia, abacaxi, melão e abacaxi, por exemplo, são ricos em vitaminas e antioxidantes, o que ajudam a manter o corpo saudável, estimulando a produção de colágeno.

Além disso, as frutas contêm magnésio, um nutriente muito importante que perdemos durante a transpiração. Também são compostas por grandes quantidades de água, tendo alto poder hidratante.

Grãos integrais

Alimentos integrais como gergelim, chia, germe de trigo e linhaça apresentam grandes concentrações de fibras, promovendo uma boa digestão, o que garante o bom funcionamento do intestino.

Também vale a pena apostar na quinoa, um grão rico em potássio, um mineral essencial que evita o inchaço.

Carnes magras

Carnes magras, como peixes e frango, são excelentes alternativas para os dias de verão. Muito frescos e saborosos, eles são ricos em antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres. Além disso, são fontes de proteínas, que dão a sensação de saciedade, e água, que mantém o corpo hidratado por mais tempo.

Legumes

Os legumes também são outra categoria de alimentos que não podem ficar de fora. A abóbora, berinjela, pepino, chuchu, pimentão e tomate, por exemplo, são fontes de proteínas, antioxidantes e vitaminas, além de serem ricos em água. Como são versáteis, você pode apostar na criatividade e inventar várias receitas com eles, preparando-os de maneira assada, cozida ou grelhada.

Agora que você já sabe como deve ser a alimentação no verão, lembre-se de incluir no cardápio alimentos ricos em água, vitaminas e fibras, como frutas, verduras, legumes, carnes magras e grãos integrais. Tudo isso ajuda a evitar doenças comuns causadas pela alimentação nessa época do ano.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais? Então, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Posts relacionados

Deixe um comentário