4 maiores benefícios de beber água para a saúde do seu corpo

3 minutos para ler

Se você já pesquisou sobre como manter hábitos saudáveis, provavelmente leu que é fundamental ingerir água com frequência. Mais da metade do nosso corpo é formado por esse líquido, então, a hidratação é essencial para o bom funcionamento do organismo. Assim, existem diversos benefícios de beber água, como a melhora da circulação do sangue, combate às doenças etc.

Para descobrir a quantidade certa para o seu organismo, o ideal é multiplicar o peso por 0,03. Assim, uma pessoa com 70 kg, por exemplo, deve ingerir cerca de 2,1 litros diariamente. Vale lembrar que essa fração deve ser dividida ao longo do dia para que o corpo aproveite o líquido pouco a pouco.

Neste post, mostraremos os principais benefícios de beber água. Confira!

1. Previne doenças

A ingestão de água atua no controle dos níveis de ácido úrico e ureia no sangue, evitando que se elevem. Quando a concentração se torna alta, pode provocar problemas nas articulações ou pedra nos rins.

A desidratação também pode contribuir para o surgimento de outros problemas, como constipação, colite e asma. Então, beber água é uma medida muito importante para evitar o surgimento de doenças e ter mais qualidade de vida.

2. Hidrata o corpo

Manter o corpo hidratado garante o transporte de nutrientes para o organismo e garante o bom funcionamento das células, além de ajudar a eliminar toxinas. Tudo isso proporciona mais disposição, melhora a memória e aumenta a imunidade.

É importante ressaltar que a desidratação provoca sintomas como vômitos, diarreias, náuseas e dores de cabeça. Em situações mais graves, também resulta em febre e pode dar início a outras complicações no corpo.

3. Melhora o sistema digestivo

Beber água regularmente também é importante para a melhora do sistema digestivo. Isso ocorre porque o líquido lubrifica as paredes intestinais e facilita a evacuação. Além disso, é possível diminuir, acabar ou evitar com a sensação de constipação e até mesmo com a formação de gases.

Quando o intestino está bem hidratado, ele consegue absorver as proteínas presentes nos alimentos com uma facilidade maior, auxiliando na reposição do colágeno, responsável pela sustentação e firmeza da pele.

4. Melhora a circulação do sangue

O sangue é o líquido responsável por transportar o oxigênio para o corpo e, assim, uma boa quantidade de água é importante para que todo o organismo seja irrigado e receba os nutrientes necessários. É essa hidratação que garante a energia para os músculos, evitando sensações como cansaço em excesso.

Como consequência disso, ela também mantém o equilíbrio da pressão arterial, fazendo com que o sangue flua com mais facilidade pelos vasos sanguíneos. A falta de água deixa o sangue viscoso e aumenta a chance de sofrer quedas de pressão ou problemas mais graves, como o derrame e o infarto.

Agora que você já conhece os principais benefícios de beber água, lembre-se de adicionar esse hábito a sua rotina para ter mais saúde e qualidade de vida. Para isso, sempre leve uma garrafinha com você, coloque alarmes no celular, use aplicativos para se lembrar etc.

Gostou deste post? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam a importância de beber água!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.