Será que estou com cansaço crônico? Veja o que fazer para melhorar

5 minutos para ler

O cansaço crônico se destaca principalmente por uma exaustão que não se alivia, mesmo após horas de sono e repouso. De causa multifatorial, o quadro pode gerar diversos entraves na rotina e está muito associado a um nível elevado de estresse devido a hábitos de vida não saudáveis. O problema pode se expandir para o emocional, gerando mal-estar, irritabilidade e desânimo constantes.

Preparamos um conteúdo especial sobre o cansaço crônico. Continue acompanhando para conhecer melhor a doença e saber como tratá-la!

O que é cansaço crônico e por que esse problema pode acontecer?

Doença também conhecida como síndrome da fadiga crônica, cansaço crônico é um quadro clínico em que a pessoa apresenta cansaço, fadiga, estresse e alterações no sono. Essa exaustão não se alivia dormindo, nem com um número maior de horas de descanso. O problema pode ficar mais intenso em momentos de esforço mental ou físico. Isso pode afetar a saúde mental, prejudicando a autoestima e gerando sentimentos de incapacidade, frustração e irritabilidade.

O cansaço crônico é provocado por múltiplos fatores, como estresse, desequilíbrios emocionais, má alimentação e sedentarismo. Para as pessoas que tiveram coronavírus, pode ocorrer um quadro de cansaço crônico, após a melhora dos sintomas da COVID-19. 

Quais são os sintomas mais característicos do cansaço crônico? 

O sintoma mais característico do cansaço crônico é um quadro de exaustão constante, que não melhora, mesmo que você durma por um bom período. Você pode sentir sono recorrente, dores de cabeça, além de ter perda de concentração. Conforme nós citamos, essa situação também afeta a saúde emocional, gerando estresse, baixa autoestima e sensação de impotência diante dos desafios do dia a dia.

O que fazer para melhorar o cansaço crônico?

O tratamento do cansaço crônico tem foco em aumentar o controle dos sintomas e inserir uma rotina de hábitos saudáveis. Assim, o paciente melhora com o passar do tempo. Veja a seguir as medidas mais importantes para a melhora da doença!

Pratique exercícios físicos

A atividade física tem o grande potencial de prevenir doenças, fortalecer a imunidade e promover a sensação de bem-estar. Ao inserir exercícios na rotina, você fortalece ossos e músculos, ganha mais motivação para o dia a dia e tem condições de aliviar o estresse, um dos principais fatores que geram o cansaço crônico. Lembre-se de buscar um esporte que você realmente gosta, para que a prática proporcione prazer, qualidade de vida e disposição.

Beba água

A água é utilizada na maior parte dos processos do nosso metabolismo, sendo um importante recurso para a ocorrência de reações químicas essenciais para o bom funcionamento do corpo. Além disso, diante do estresse e do cansaço, tomar água pode ajudar a renovar a energia, acalmar o estresse e proporcionar mais disposição para lidar com as questões do dia a dia. Bebendo mais água você também contribui com sua saúde renal, facilitando a eliminação de substâncias tóxicas do organismo.

Mude os hábitos alimentares

Com uma alimentação saudável, você fornece ao seu corpo os nutrientes necessários para que o metabolismo funcione bem. O resultado disso é uma boa imunidade, um funcionamento adequado de todos os componentes do organismo e também mais energia para as atividades do cotidiano. Para isso, invista no consumo de muitas verduras, legumes, frutas e cereais, além de minimizar a ingestão de refrigerantes, açúcares, carnes gordas e frituras. Caso sinta necessidade, procure a ajuda de um nutricionista.

Tenha uma boa noite de sono

O sono tem um poder restaurador e cumpre muitas funções importantes para o organismo. É um momento em que o organismo renova células e promove a restauração de tecidos. Além disso, os sonhos que temos quando dormimos são um importante trabalho de elaboração psíquica, contribuindo com nossa saúde emocional. Por isso, busque dormir pelo número de horas adequado e mantenha o ambiente calmo para ter um repouso mais tranquilo.

O cansaço crônico é um problema de saúde derivado de estados de estresse e da manutenção de hábitos de vida pouco saudáveis. Nós mostramos neste post que boa parte da doença pode melhorar com o apoio de uma alimentação balanceada, a prática regular de atividade física e com o número de horas adequadas de sono. Mas, se você perceber que mesmo a mudança na rotina não fez efeito, procure a ajuda de um médico para uma avaliação mais profunda. Outra medida necessária é buscar o apoio de um psicólogo ou psicanalista para lidar com as dificuldades emocionais e as questões estressantes que estão contribuindo com o quadro de cansaço crônico.

Gostou de aprender sobre o cansaço crônico? Aproveite e curta a página da VISIONCARD Brasil no Facebook!

Visioncard: saiba como utilizar um sistema de gestão de saúde online
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.