Como motivar funcionários?

6 minutos para ler

Sua equipe está precisando melhorar o nível de performance ? O nível de satisfação e engajamento necessita melhorar ? Sabia que isso pode estar atrelado à desmotivação?

Motivar funcionários é um processo e compreendê-lo exige atenção por parte dos gestores e impacta o negócio como um todo. Afinal, estamos falando do capital mais importante para uma empresa, o capital humano.

Colaboradores engajados são capazes de MELHORAR OS RESULTADOS, além de ficarem mais felizes no trabalho, o que é importante para o indivíduo e também para toda a equipe.

Quer conhecer os segredos para um processo de motivação fantástico e de qualidade? Confira o artigo a seguir!

A motivação e seu impacto no ambiente corporativo

A motivação é o impulso que faz as pessoas tomarem determinada atitude, ou seja, colocarem suas ideias em prática. Quando se trata de aplicá-la no ambiente organizacional seu valor se torna muito maior, justamente por incentivar a evolução.

No entanto, não é fácil aplicá-la, visto que as empresas são compostas por pessoas com personalidades distintas, que se motivam de diferentes maneiras. O fato é que as organizações precisam encontrar um ponto em comum, a fim de que as equipes ajam de maneira efetiva e gerem melhores resultados.

Afinal, é isso que a motivação faz: inspira as pessoas de maneira positiva, a fim de que elas ajam em prol do desenvolvimento e crescimento do negócio. E quais os resultados disso? Uma pesquisa da Right Management apontou que os profissionais motivados são 50% mais produtivos. Outros aspectos significativos trazidos por esse fator são:

  • maior engajamento das equipes;
  • melhor gestão do tempo de produção;
  • estímulo à colaboratividade e à união da equipe, entre outros pontos.

Mas, afinal, como conquistar todos esses benefícios de maneira consistente e mantê-los ao longo do tempo. É o que explicaremos no próximo tópico com dicas sobre como motivar funcionários dentro das empresas!

As principais ações de como motivar funcionários

Dada a importância da motivação, é preciso colocar em prática algumas ações que de fato impactem os colaboradores. Confira a seguir algumas dicas que o ajudarão a tornar a motivação uma das prioridades do negócio!

Conheça bem a equipe

Uma das principais ações para as empresas que querem saber como motivar funcionários é conhecer bem a sua equipe de colaboradores. É importante que tal processo seja iniciado ainda no recrutamento e seleção, mas se não for possível faça uma pesquisa, a fim de compreender melhor as individualidades de cada um, bem como os seus anseios e o que os motiva.

Dessa maneira, será mais fácil para os gestores delegarem responsabilidades e dar autonomia para os colaboradores, encorajando-os a agirem de acordo com os seus pontos fortes.

Crie um ambiente positivo e de qualidade

Um ambiente de trabalho saudável, em que as pessoas interagem de maneira harmoniosa, é muito positivo e impacta diretamente a motivação dos colaboradores. Para que o clima organizacional tenha qualidade é preciso estabelecer algumas ações.

A primeira delas é humanizar a gestão de pessoas, isto é, torná-la mais próxima da realidade cotidiana da equipe, pensando em seu bem-estar. Outra ação interessante é promover confraternizações entre os setores, incentivando a interação entre as áreas. Além disso, incentivar o feedback e abrir espaço para a interação também ajuda na melhoria do ambiente, como mostraremos na próxima dica.

Dê feedbacks positivos e construtivos

A cultura de feedback não deve ser pautada apenas em corrigir. Tal ferramenta é importante também para motivar os colaboradores da empresa. Portanto, as conversas devem prezar por trazer pontos positivos e construtivos do trabalho de um determinado funcionário.

Portanto, na hora de conversar com o colaborador, o ideal é não só apresentar o que precisa ser melhorado, mas reconhecer os pontos fortes, valorizando-os. A ideia é que o profissional sinta que está ajudando a empresa a crescer e que seu trabalho é de fato parte fundamental na construção do negócio, alinhando as expectativas de ambas as partes.

Tenha um plano de salários e benefícios

A motivação também precisa estar atrelada a um plano de salários e benefícios. Tal planejamento mostra um reconhecimento pelos trabalhos realizados, o que é fundamental para manter o engajamento e também reter colaboradores. Portanto, busque oferecer salários justos e que estejam alinhados com o mercado.

Além da remuneração, é interessante ter um bônus quando uma meta for batida. Vale ainda incluir nesse processo a participação nos custos com a saúde do colaborador, ou plano de saúde, o vale transporte, o vale-alimentação, entre outros. Tais facilidades ajudam a trazer mais segurança para o cotidiano do colaborador, o que consequentemente impacta a permanência dele ao longo do tempo.

Vale lembrar que a questão saúde quando estendida aos familiares exerce ainda mais influência sobre o profissional. Quando um diferencial como a saúde visual é oferecida, os funcionários se sentem ainda mais motivados a pertencerem à empresa.

Promova treinamentos

O estímulo ao desenvolvimento intelectual e técnico dos colaboradores deve ser feito constantemente. Afinal, um profissional estagnado tende a se sentir desmotivado e pode não apresentar os resultados desejados ao longo do tempo.

Portanto, se a empresa deseja colaboradores motivados, é preciso focar em oferecer capacitação constante. Cursos, palestras, workshops podem ser desenvolvidos no próprio ambiente corporativo e personalizados de acordo com as necessidades corporativas e também individuais. A ideia é incentivar a troca e a aquisição de conhecimento de maneira qualificada.

Estimule a comunicação

Muitas vezes a desmotivação está ligada à falta de diálogo e abertura para que eles possam se expressar. Logo, se a empresa deseja maior engajamento, ela precisa saber como motivar funcionários, começando pela criação de maiores vínculos com eles.

Portanto, busque manter um canal de comunicação entre a empresa e o profissional, mas também estimule os líderes à criação de uma cultura que preze pelo diálogo entre as pessoas, independentemente de seu nível hierárquico.

Como vimos, a motivação no trabalho é um processo que exige cuidado por parte dos gestores. Tal processo é composto pela união de diferentes atitudes e é justamente isso que fará com que a empresa tenha um quadro de funcionários não só mais satisfeito, mas também com maior engajamento.

E, então, gostou de aprender sobre como motivar funcionários? Tem alguma dúvida sobre o assunto ou deseja compartilhar alguma experiência conosco? Deixe o seu comentário!

Posts relacionados

Um comentário em “Como motivar funcionários?

Deixe um comentário