Descubra como motivar os funcionários além do reconhecimento financeiro

4 minutos para ler

Muitos gestores pensam que o salário no fim do mês faz com que os colaboradores trabalhem motivados e felizes. No entanto, diante do estresse, da rotina cheia e da ansiedade para conciliar a vida profissional com a pessoal, é necessário ir além da questão financeira para ter trabalhadores mais produtivos. Por isso, é muito importante saber como motivar os funcionários além do reconhecimento financeiro.

Sem a motivação dos trabalhadores, o resultado é uma dedicação menor e mais rotatividade dos colaboradores, ou seja, se torna mais difícil mantê-los no cargo mesmo que o salário recebido esteja maior do que a média do mercado. Assim, é fundamental buscar alternativas para a motivação dos trabalhadores da empresa, contribuindo positivamente com os resultados do negócio.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas de como motivar os funcionários além do reconhecimento financeiro. Confira!

Flexibilize os horários

Uma das maiores reclamações dos funcionários é o horário de trabalho. Com a vida agitada e o trânsito caótico das cidades, trabalhar em um lugar que flexibilize os trabalhos é um diferencial.

Isso proporciona uma liberdade maior para que os colaboradores trabalhem no momento em que se sentem mais produtivos e criativos. Com isso, eles se tornam ainda mais responsáveis pela entrega das demandas, o que tende a deixá-los mais produtivos e comprometidos.

Crie espaços de lazer

Várias empresas investem em proporcionar aos seus funcionários um ambiente de trabalho em que eles se sintam confortáveis. Além da relação profissional mais aberta e próxima, com feedbacks constantes, muitas empresas começaram a criar espaços de lazer.

Nessa situação, espaços com puffs, sala de jogos, ambiente de café com guloseimas, cadeira de massagem, espaço de trabalho em um ambiente externo e outros locais podem auxiliar no relaxamento e abstrações. Além da motivação, a eficiência e a criatividade são afloradas por essa ação.

Promova eventos externos

Fazer reuniões é muito importante para alinhar o trabalho, mas em muitos casos podem soar cansativas, por mais leve que se tente fazê-las. Uma maneira de não deixar que isso afete a motivação dos trabalhadores é promover eventos externos com a equipe de forma descontraída.

Uma boa opção é colocar algum esporte em pauta, já que pode ser saudável não apenas para o corpo, mas para a mente, podendo ser uma ligação positiva para que os colaboradores se relacionem melhor. O objetivo é explorar novos ambientes, promovendo a integração de vários funcionários.

Incentive a autonomia

Colaboradores que têm suas sugestões acatadas podem se sentir mais valorizados, além de perceberem que fazem parte do resultado final da empresa. Essa sensação de ser reconhecido e útil é um sentimento que a remuneração salarial pode proporcionar, mas que passa rápido.

No entanto, ao aumentar a autonomia nas decisões dos funcionários, a sensação poderá estar presente em cada situação que eles resolverem sozinhos.

Se você não sabia como motivar os funcionários além do reconhecimento financeiro, saiba que é preciso mudar alguns hábitos e incluir novas estratégias no ambiente de trabalho, como flexibilizar os horários, promover eventos externos e criar espaços de lazer. Assim, para saber qual é a necessidade e os desejos da sua equipe, lembre-se de solicitar feeedbacks constantes.

Gostou deste conteúdo e quer complementar a sua leitura? Então, saiba a importância da Gestão de Benefícios para as empresas!

Posts relacionados

Deixe um comentário