Saiba como reduzir custos na empresa de forma eficiente

6 minutos para ler

Com a economia instável e a alta carga tributária que incide sobre a produção de bens e serviços, como reduzir custos na empresa é a preocupação que todo gestor deve se atentar para garantir a competitividade do negócio no mercado.

Para otimizar os processos é necessário pensar estrategicamente para conseguir identificar gastos que podem ser eliminados ou reduzidos, mantendo a eficiência de toda a operação.

Ao longo desta leitura você vai saber como reduzir custos na empresa de forma eficiente. Acompanhe!

Evite horas extras desnecessárias

A folha de pagamento pesa no bolso de muitas empresas, e por isso mesmo é preciso ficar atento às horas extras feitas de forma desnecessária. Um controle eficiente da produtividade dos funcionários é importante porque, afinal, esse é um custo mais caro, o que eleva ainda mais a folha de pagamento, além dos valores incidirem nas férias e no 13º dos funcionários.

Uma forma de driblar essa situação, sem comprometer a motivação dos empregados, é apostar em políticas de incentivo, com bonificações e premiação, reconhecendo aqueles que tiverem uma melhor performance durante o expediente.

Adote o banco de horas

Se as horas extras forem inevitáveis, uma alternativa é a adoção do banco de horas. Com ele, a jornada de trabalho excedente pode ser revertida em dias de folga.

Isso também é bom para o colaborador, pois ele pode tirar momentos de folga para resolver questões pessoais, emendar feriados, prolongar férias, entre outras facilidades que contribuem para o bem-estar geral, o que também favorece a produtividade.

No entanto, se você optar por essa estratégia de redução de custos, deve ficar atento, pois a compensação das horas deve ser feita dentro do ano corrente. Do contrário, a companhia pode responder processo junto à legislação trabalhista.

Adote o home office como incentivo

Algumas empresas têm adotado o trabalho home office para seus funcionários pelo menos dois ou três dias da semana. Com isso, é possível economizar com custos do escritório, como água, luz, telefone, limpeza e até mesmo com o cafezinho.

Além disso, você evita que o colaborador passe por momentos de estresse com grandes deslocamentos e trânsito engarrafado. Isso eleva a qualidade de vida dele, ajudando-o a se sentir mais motivado, e como consequência, ele se torna mais produtivo.

Envolva todos os colaboradores

Quando você precisa reduzir custos é essencial integrar os colaboradores nessa missão. Dessa forma, fica mais fácil conquistar um esforço conjunto para reduzir os gastos e fazer a empresa se manter, principalmente em momentos em que os custos precisam ser reduzidos.

Quando você envolve os colaboradores, também pode aproveitar o que cada membro da equipe tem de melhor, tanto em termos de conhecimento técnico como comportamentais. Assim, incentive os treinamentos internos com o conhecimento dos seus próprios talentos.

Para isso, é possível propor reuniões de equipe, workshops e treinamentos. Fique atento aos temas que possam ser relevantes e que realmente alcançarão os resultados almejados.

Otimize os processos

A adoção de softwares para a automação dos processos é uma importante ferramenta para você otimizar processos e diminuir os custos com a contratação de pessoal.

Além disso, com a adoção das ferramentas certas, você organiza a parte operacional da empresa, reduz falhas e retrabalhos, e ainda pode ter acesso a relatórios e a uma série de outras facilidades para agilizar a sua gestão.

Logo, mesmo que a adoção de um sistema seja um custo inicial, a médio prazo é possível perceber o retorno.

Renegocie com fornecedores

Se sua empresa tem dívidas, é fundamental renegociá-las para fugir dos altos juros e não comprometer ainda mais a sustentabilidade financeira do negócio.

Para tanto, converse com o seu gerente do banco, reúna os fornecedores e faça um levantamento para saber quanto exatamente a empresa deve hoje, e quais são as ações que podem ser tomadas para reduzir os prejuízos.

Considere a terceirização

Terceirizar parte do trabalho pode ser uma saída para diminuir os custos com a folha de pagamento. A Reforma Trabalhista favorece o processo de terceirização, e inclusive criou novas modalidades de trabalho, justamente com o objetivo de dar mais fôlego para o empresariado.

Ao terceirizar parte da produção da companhia, por exemplo, você reduz os gastos com a locação de espaço, já que o trabalho pode ser feito na empresa terceirizada, por exemplo. Com isso, você também consegue economizar com custos de infraestrutura.

Ademais, aqueles colaboradores que têm demanda de trabalho esporádica, também podem ser contratados apensas quando for preciso.

Crie metas de redução de custos

Criar metas para a redução de custos é fundamental para nortear os trabalhos e também para que as pessoas e a gestão da empresa possa acompanhar se os objetivos estão realmente sendo alcançados.

Caso o esforço não esteja sendo o suficiente, com a visualização das metas, é possível criar estratégias para corrigir o que está sendo feito.

Vale lembrar que toda meta deve ser mensurável e realizável, ou seja, é preciso criar metas reais e que possam ser alcançadas. Do contrário, isso influencia negativamente no engajamento da equipe.

Estimule a melhoria da qualidade de vida na empresa

A qualidade de vida e bem-estar dos funcionários é uma preocupação cada vez mais constante dos empresários, à medida que interfere diretamente na produtividade dos colaboradores.

Para garantir um desempenho satisfatório, invista em ações que elevem o bem-estar do time, como convênios em academias e clubes, o oferecimento de um bom plano de saúde e outras facilidades para que o colaborador tenha condições de manter a sua saúde e disposição para o trabalho.

Na contramão dessa tendência, muitos empresários pensam que cortar o plano de saúde dos funcionários é uma boa saída para reduzir custos, mas na verdade, esse é um verdadeiro “tiro no pé”, à medida que fragiliza as relações de trabalho, deixa o funcionário vulnerável, caso precise dos serviços de assistência médica, o que acaba desmotivando-o.

Como consequência, ele se sente desvalorizado, e isso acaba interferindo na produtividade, o que impacta diretamente no faturamento da empresa.

Como vimos ao longo desta leitura, reduzir custos na empresa de forma eficiente é possível com a adoção de medidas que busquem o comprometimento de todos dentro da organização.

Além disso, é possível contar com as soluções da VisionCard ao integrar a gestão de saúde à medicina preventiva. Com isso, você garante a assistência médica adequada para os seus funcionários e ainda permanece dentro dos requisitos legais de saúde do trabalhador.

Se você gostou deste artigo sobre como reduzir custos na empresa de forma eficiente, entre em contato para conhecer as nossas soluções!

Posts relacionados

Deixe um comentário