6 hábitos essenciais de cuidado com os olhos no ambiente de trabalho

6 minutos para ler

Muitos problemas de visão geram transtornos para trabalhadores. A dificuldade de enxergar, vista cansada, dores de cabeça, olho seco e risco de acidentes são alguns dos problemas que podem afetar a saúde visual ocupacional. Os cuidados com os olhos no trabalho são essenciais para manter uma boa produtividade e para que a equipe tenha qualidade de vida e disposição para as tarefas.

Com as medidas adequadas, é possível trabalhar com promoção, prevenção e recuperação em saúde ocular nas organizações. Vamos mostrar quais são as principais medidas para alcançar um bom patamar de saúde visual na empresa. Ficou interessado? Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema!

Qual a importância do cuidado com os olhos no trabalho?

O cuidado com os olhos no trabalho é um fator importante de promoção de bem-estar no meio laboral. Problemas na visão geram grande perda de produtividade. A vista cansada e as dores de cabeça por enxergar com dificuldade são exemplos de adversidades que prejudicam o rendimento e tornam a rotina do colaborador mais difícil.

Com uma boa saúde ocular, é possível ter mais produtividade e melhorar o desempenho. Além disso, os cuidados com a visão no trabalho são importantes para prevenir acidentes e evitar que quadros irreversíveis possam acontecer.

Como promover um bom cuidado com os olhos no trabalho?

Há uma série de medidas importantes de cuidado com os olhos no ambiente de trabalho. Veja quais são as ações que indicamos a seguir!

1. Garanta o uso adequado de EPIs

Quando se fala em acidentes de trabalho, é fundamental focar em prevenção. Imprevistos podem acontecer, mas os dispositivos de segurança adequados podem ajudar a evitar consequências danosas para os colaboradores. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é imprescindível para que os trabalhadores fiquem assegurados durante o desempenho das tarefas. 

Há óculos de proteção contra o excesso de luminosidade, contra agentes químicos, de proteção contra radiações infravermelha ou ultravioleta, para casos em que há risco de impacto e diversos outros. Com eles, é possível prevenir boa parte dos acidentes.

2. Estimule pausas da frente do computador

É cada vez mais comum que os colaboradores fiquem um grande tempo expostos ao computador. Há algumas medidas que são importantes para proteger os olhos, nessas condições. As pausas são essenciais para que os olhos possam descansar da luminosidade do monitor. Além disso, reduzir o brilho da tela e piscar com frequência também são medidas importantes.

3. Incentive o uso de óculos customizados

Os EPIs para as pessoas que têm algum problema de visão podem ser confeccionados com grau, customizados para o trabalhador. Dessa forma, os profissionais ficam protegidos e podem enxergar adequadamente durante o desempenho das tarefas.

4. Promova a revisão periódica da visão

As visitas regulares ao oftalmologista são essenciais para uma boa saúde visual. Com o passar do tempo, os órgãos da visão passam a ter diferentes demandas e necessidades, exigindo cuidados distintos. Além disso, para quem utiliza óculos, o grau pode se modificar, o que torna necessária a confecção de novas lentes. Lembrando que o uso de óculos com o grau equivocado pode gerar danos para a visão.

É fundamental criar uma cultura de prevenção em saúde. Muitos problemas oculares podem ser evitados com um acompanhamento profissional regular e frequente. Além disso, há doenças que podem ser tratadas ou controladas com uma detecção precoce do acometimento. Assim, as idas frequentes ao oftalmologista contribuem para a saúde visual ocupacional e também para a boa vista no desempenho de outras atividades.

5. Mobilize a saúde visual por meio de campanhas

Criar campanhas de saúde visual na empresa pode ser uma ótima estratégia de prevenção, promoção de qualidade de vida e melhora da gestão da saúde ocupacional. Para começar essa medida, é importante conhecer o seu público-alvo, que, no caso, são os colaboradores. Isso significa conhecer a média de idade, gênero, preferências pessoais e hábitos para criar propostas que realmente alcancem os profissionais.

Em seguida, é necessário criar um planejamento de campanha, com definição de cronograma e metas, delimitando quais são os pontos positivos e indicadores problemáticos que podem ser melhorados. Com o plano, estabeleça qual vai ser a verba da campanha.

Você pode comunicar o setor de marketing da empresa ou contratar uma corporação para fazer o marketing em saúde. Procure a alternativa que for mais viável para a organização. Defina o meio de distribuição da campanha e dissemine o conteúdo produzido. Por fim, avalie os resultados, comparando os efeitos obtidos com os objetivos preestabelecidos.

As campanhas de saúde visual demandam a divulgação de conhecimento sobre oftalmologia. Para criar conteúdos certeiros, uma boa proposta é procurar o apoio de profissionais especializados.

6. Invista em políticas de alimentação saudável para a saúde visual ocupacional

A alimentação também exerce uma influência importante sobre a saúde visual dos profissionais. A carência de nutrientes como as vitaminas A, C, D e E e cálcio e magnésio podem contribuir para a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), síndrome do olho seco e catarata. 

Além disso, quadros como o diabetes podem prejudicar a visão, gerando problemas como a retinopatia diabética, catarata, glaucoma e o edema macular diabético. Esses acometimentos, se não tratados, podem resultar em cegueira.

Assim, políticas de alimentação saudável são fundamentais para a prevenção de doenças no aparato visual. Isso deve ser associado às medidas de estímulo ao acompanhamento médico. Invista em educar a equipe para uma boa alimentação e, caso a organização tenha refeitório, elabore um cardápio balanceado, preferencialmente preparado por nutricionista.

Os cuidados com os olhos no ambiente de trabalho são fundamentais para a qualidade de vida, a motivação e para o time manter um bom desempenho nas atividades. Essas medidas contribuem para criar uma cultura de prevenção na empresa, auxiliando na promoção da saúde visual ocupacional. Esses fatores geram satisfação para os profissionais e estimulam a produtividade, sendo um ótimo investimento para a organização.

A VISIONCARD tem a missão de promover soluções para a saúde visual nas empresas, estimulando o acompanhamento médico regular ao oftalmologista, disponibilizando descontos em farmácias e fornecendo facilidades para a aquisição de óculos. Nós realizamos atendimento 24 horas, de forma humanizada, confiável e com excelência.

Contratar a VISIONCARD pode ser a oportunidade ideal para alcançar esses resultados com o apoio necessário para o desenvolvimento de medidas de prevenção, promoção e recuperação em saúde visual.

E então? Gostou de aprender sobre os cuidados com os olhos no ambiente de trabalho? Confira a nossa página e conheça os nossos serviços!

Visioncard: saiba como utilizar um sistema de gestão de saúde onlinePowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário