4 dicas de cuidados com as lentes de contato

3 minutos para ler

Muitas pessoas optam por usar as lentes de contato para corrigir problemas de visão, como hipermetropia, miopia e astigmatismo. Além disso, elas são utilizadas na recuperação de procedimentos cirúrgicos. Contudo, é muito importante ter alguns cuidados com as lentes de contato.

Caso não sejam manipuladas direito, elas podem ser contaminadas por bactérias e fungos que danificam a visão. Cada vez mais imperceptíveis e eficientes, elas permitem que você realize as atividades do dia a dia e até pratique esportes sem nenhuma restrição ou problema, conferindo uma boa qualidade visual.

Se você deseja conhecer algumas dicas de cuidados com as lentes de contato, não perca o nosso post. Boa leitura!

1. Não durma de lentes

As lentes são tão bem toleradas e eficazes que muitos se acostumam a dormir com elas. Contudo, o recomendado é retirá-la dos olhos antes de adormecer. Quando as pálpebras estão fechadas, menos oxigênio chega à córnea e, por mais moderna que seja a lente, isso pode provocar problemas, principalmente em longo prazo.

Se você se esquecer e acabar adormecendo com as lentes, fique calmo: elas podem ficar um pouco ressecadas, mas pingue colírio lubrificante nos olhos e em pouco tempo elas poderão ser retiradas facilmente.

2. Coloque e retire as lentes de maneira correta

Um detalhe fundamental para quem usa lente de contato é ter atenção ao modo correto de colocá-la. Caso contrário, se for colocada no olho errado ou invertida, por exemplo, pode aumentar o risco de irritações e infecções.

Portanto, observe se cada lente está do lado correto (olho esquerdo e direito) e se não estão viradas. Ao colocar as lentes, é necessário segurar a pálpebra para não piscar, segurando também a parte inferior. Após isso, olhando para cima, coloque a lente no centro do olho com o dedo. Por último, basta fechar os olhos por um tempo para as lentes se ajustarem.

3. Limpe as lentes corretamente

As lentes devem ser mantidas limpas de modo adequado. Assim, não lave-as com nenhum tipo de solução que não tenha sido feita para o tipo de lente que você usa. Cada uma, gelatinosa ou rígida, exige um produto de limpeza ideal, que eliminará as enzimas, proteínas e micro-organismos que podem causar irritação ou doenças.

Além disso, não use água da torneira, já que ela contém protozoários que podem causar cegueira. No momento de higienizá-las, limpe com uma solução apropriada (peça a ajuda do seu oftalmologista).

4. Evite coçar os olhos

Por mais útil que seja, a lente de contato deve ser usada de maneira correta. Assim como os óculos, ela apresenta um ajuste focal apropriado à posição das pupilas. Portanto, é muito importante que você evite coçar os olhos ao máximo, para que ela não saia do lugar.

Além disso, a mão carrega micro-organismos que podem contaminar as lentes, o que pode causar infecção no olho.

Como vimos, existem vários cuidados com as lentes de contato que devem ser tomados, como higienizá-las direito, colocá-las e retirá-las de modo correto e evitar dormir com elas. Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas e, caso sinta alguma irritação, não deixe de procurar um oftalmologista.

Gostou deste conteúdo? Você costuma manter uma rotina de cuidados com as suas lentes? Deixe um comentário no post e conte para gente!

Visioncard: saiba como utilizar um sistema de gestão de saúde online
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.