4 curiosidades sobre segurança do trabalho no Brasil e no mundo!

6 minutos para ler

A segurança do trabalho é uma obrigação de todo empregador. Os danos à saúde dos funcionários podem ser incalculáveis, além de prejudicar a condição do colaborador, gerando afastamentos e até mesmo a aposentadoria precoce. Nesse cenário, é muito importante as organizações estarem atentas às curiosidades sobre segurança do trabalho e tudo o que envolve o tema.

Com isso, é possível promover um ambiente mais saudável e seguro para o desenvolvimento das atividades laborais, além de garantir os resultados almejados pela companhia. Quer saber quais são as 4 curiosidades sobre segurança no trabalho no Brasil e no mundo, e como a sua empresa pode proporcionar um ambiente mais saudável para os seus colaboradores? Então, continue a leitura!

Importância da segurança do trabalho

A segurança do trabalho é o conjunto de ações que têm como objetivo reduzir o número de doenças ocupacionais e de acidentes de trabalho, ao mesmo tempo em que protege a capacidade laboral e a integridade dos colaboradores.

A segurança do trabalho nas empresas é vital para reduzir o número de acidentes e o surgimento de doenças decorrentes das atividades laborais. Entre 2012 e 2019, conforme um estudo realizado pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o país chegou a registar um acidente de trabalho a cada 49 segundos, além de um óbito em função deles a cada três horas e três minutos.

Ainda de acordo com dados divulgados dados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, mantido pelo Ministério em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, os números de acidentes de trabalho chegaram a 623,8 mil registros em 2018, sendo muito maiores do que os registrados em 2017, quando estavam na casa dos 574 mil registros. O mesmo estudo evidencia que a previsão é de que o investimento previdenciário decorrente dos acidentes de trabalho seja de algo em torno de R$ 80 bilhões apenas com gastos provenientes de acidentes, e cerca de 350 milhões de diárias de trabalho perdido.

Principais formas de prevenção de acidentes na empresa

Existem várias ações que podem ser realizadas para diminuir o número de acidentes de trabalho no Brasil e no mundo. Confira a seguir!

Evite improvisos

Uma das formas mais eficientes de se evitar os acidentes de trabalho é garantindo a segurança dos trabalhadores com estratégia e responsabilidade. Para tanto, é necessário evitar os improvisos e seguir as normas adequadas para cada negócio e as suas particularidades. Apostando em processos bem estruturados e padronizados, é possível diminuir as chances de acidentes do trabalho.

Aposte na promoção do diálogo

O acompanhamento e o comprometimento das lideranças da empresa com a segurança do time de trabalho é fundamental para aumentar a conscientização dos colaboradores e diminuir os riscos de acidentes. Para tanto, além de apostar em treinamentos, a prática de feedbacks constantes relacionadas à segurança do trabalho é fundamental para promover um ambiente mais saudável e seguro.

Incentive o uso de equipamentos de segurança

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são de grande importância para afastar o risco de acidentes de trabalho, já que a função desses dispositivos é de proteger os trabalhadores, garantindo a produtividade.

Cada empresa, assim como cada função, exige EPIs específicos. Logo, é necessário adequar os equipamentos às necessidades da empresa e dos próprios colaboradores, garantindo a eficiência e a usabilidade dos EPIs pelos funcionários.

Curiosidades sobre segurança do trabalho no Brasil e no mundo

Agora que você já sabe qual é a importância da segurança do trabalho e as principais formas de prevenção de acidentes na empresa, veja as 4 curiosidades sobre segurança do trabalho no Brasil e no mundo!

1. Morre um trabalhador a cada 15 segundos

Conforme estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos vai a óbito um funcionário decorrente de acidente de trabalho ou de doença relacionada à atividade laboral. Isso significa que, a cada 12 meses, cerca de 2,3 milhões de mortes acontecem relacionadas a acidentes de trabalho.

O mesmo estudo evidencia que, todos os anos, existem cerca de 313 milhões de profissionais que sofrem de lesões decorrentes do trabalho, o que mostra que 860 mil trabalhadores são feridos nos seus locais de trabalho diariamente. A forma mais eficiente de combater esses casos é investir em conscientização e prevenção na empresa.

 2. A fadiga é um dos maiores causadores de acidente de trabalho

Você já deve ter ouvido falar que “trabalho não mata”, mas o trabalho em excesso pode causar grandes transtornos. O cansaço, também conhecido como fadiga, é considerado o principal motivo pelos acidentes de trabalho. O motivo é que os trabalhadores ficam menos atentos em suas atividades e acabam sofrendo acidentes desnecessários, que podem, inclusive, levar à morte.

3. O Brasil tem o maior número de trabalhadores estressados

Essa talvez seja novidade para muitas pessoas. Apesar de o brasileiro ser considerado mundialmente como um povo receptivo, simpático e adepto a ritmos como o samba, uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA) revelou que o brasileiro é um dos povos mais estressados no trabalho, ficando atrás somente do Japão quanto ao número de trabalhadores nessa condição.

 4. A realização de tarefas repetitivas facilita a ocorrência de acidentes de trabalho

Atividades repetitivas recorrentemente fazem com que os trabalhadores baixem o seu nível de atenção, o que aumenta o risco de acidentes.

É claro que a existência de processos é fundamental para garantir a produtividade e a qualidade de produtos e serviços nas empresas, mas é preciso pensar em soluções, como a rotatividade em postos de trabalho, a fim de reverter a realidade de acidentes de trabalho decorrentes do baixo nível de atenção.

Como vimos ao longo desta leitura, são várias as curiosidades a respeito da segurança do trabalho, sendo de fundamental importância que as empresas estimulem boas políticas de segurança, a fim de preservar a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. Assim, as organizações ainda garantem mais produtividade e a sustentabilidade de todo o negócio.

Esse artigo sobre 4 curiosidades sobre segurança do trabalho no Brasil e no mundo foi útil para você? Compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas possam pensar sobre o tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.