Saiba o que fazer para se livrar do estresse no trabalho diário

6 minutos para ler

São muitas as exigências no dia a dia, o trabalho exige cada vez mais e nem sempre é possível atender a todas as demandas. Muitos profissionais ficam sobrecarregados e imersos em um estado de ansiedade e tensão constantes. O estresse no trabalho precisa ser controlado, para promover a saúde ocupacional e para evitar doenças e quadros de saúde desfavoráveis.

Um ambiente profissional conta com um nível de tensão moderado, mas é importante que haja um limite para esses índices. Você pode realizar diversas medidas para tornar a situação mais fácil e trabalhar de forma mais calma e tranquila. Temos diversas dicas sobre como se livrar do estresse no trabalho. Veja mais a seguir e entenda mais sobre o tema!

Quais são as possíveis causas do estresse no trabalho e que problemas ele desencadeia?

O estresse no trabalho pode ser causado pela sobrecarga de atividades, um clima organizacional ruim, lideranças autoritárias, excesso de demanda, competitividade entre os colegas e diversas outras razões. Os colaboradores precisam mobilizar recursos e criar estratégias para lidar com essas questões. 

Afinal, sem uma intervenção, o estresse no trabalho pode desencadear problemas como irritabilidade, ansiedade, isolamento social, questões de saúde mental, entre outros, prejudicando as relações interpessoais. Isso prejudica o desempenho, além de gerar complicações para outras áreas da vida, como a saúde e o sono. Diversas doenças do trabalho e sintomas, como a hipertensão e a dor de cabeça podem estar associadas a quadros de grande estresse ocupacional.

Como se livrar do estresse no trabalho diário?

O estresse no trabalho diário gera diversos prejuízos para a saúde, para os relacionamentos interpessoais e para uma boa performance nas atividades. Mas há ótimas estratégias para evitar essa questão. Confira dicas sobre o assunto a seguir!

Adote hábitos saudáveis

Manter hábitos saudáveis é essencial para evitar o estresse no trabalho. Isso envolve uma alimentação balanceada e a realização de atividade física regular. As idas frequentes ao médico também são importantes. Além disso, tenha cuidado com a postura e também com a visão, pois a saúde visual ocupacional é muito importante para ter qualidade de vida.

Delegue tarefas

Não é possível fazer tudo sozinho. É importante saber delegar tarefas e confiar na capacidade dos colegas para oferecerem apoio nas atividades. Isso vale para o trabalho e também em casa. As tarefas domésticas, quando compartilhadas na família, facilitam a rotina e evitam a sobrecarga de um dos membros.

Delegar incentiva uma postura de cooperação e apoio mútuo. Dessa forma, a equipe caminha em sinergia e as relações de trabalho ficam mais harmônicas e positivas.

Respeite seus limites

Todas as pessoas têm limites e é imprescindível respeitá-los. Se você exceder as suas possibilidades, é natural que o estresse no trabalho aumente e você fique com a imunidade reduzida. Passar dos limites também aumenta o risco de lesões por esforço repetitivo e para a ocorrência de doenças ocupacionais.

Um excesso em um dia pode levar a um completo desgaste no dia seguinte, o que reduz a produtividade e gera muita desconcentração. Assim, respeite sempre os seus limites e saiba pedir ajuda aos colegas para terminar as atividades.

Estabeleça prioridades

Muitas vezes a agenda fica cheia e nós entramos em um estado de grande estresse e ansiedade. É preciso ver que não é possível resolver todas as demandas de uma vez. Você pode elencar as prioridades e fazer as atividades gradualmente, solucionando cada questão aos poucos. Uma boa dica é anotar as tarefas e fazer checklists. Cada atividade cumprida será marcada de forma organizada, o que vai facilitar a rotina e gerar alívio.

Preze pela qualidade de vida

O trabalho traz preocupações, mas é preciso encontrar formas de tornar as atividades mais tranquilas e construtivas. A qualidade de vida é uma prioridade importante, por isso, valorize a saúde ocupacional. Lembre-se o quanto o trabalho organiza a vida e a rotina e que ele é uma grande possibilidade de reconhecimento social e de formação de laços com pessoas. Assim, cuide para ter bem-estar nas atividades. Problemas e dificuldades aparecem, mas é possível pedir ajuda e construir soluções em conjunto.

Pratique meditação

A meditação é um exercício muito positivo para disciplinar a mente e ter mais calma nas atividades. É um momento de recolhimento, que pode ser uma boa fonte de relaxamento e para aliviar a pressão e a ansiedade do dia a dia. Caso tenha muitas dificuldades com meditação, procure outra atividade em que você tenha mais quietude, como escutar música, fazer caminhadas, ler ou escrever.

Crie estratégias com as pessoas tóxicas 

As pessoas são diferentes e algumas delas passaram por histórias e situações muito difíceis, o que pode desencadear em um padrão de comportamento tóxico que prejudica quem está ao redor. É preciso evitar rejeitar ou tratar mal alguém com tal postura, mas é necessário criar estratégias para lidar com indivíduos assim

Você pode, por exemplo, manter um certo afastamento e evitar conversas que não sejam essenciais. Além disso, é importante minimizar conflitos e manter uma postura mais cuidadosa e mediadora. Se a pessoa disser alguma coisa ofensiva, não revide. Tente manter a pacificidade e, caso as dificuldades persistam, procure ajuda profissional.

Aproveite os momentos para descontração no trabalho

A hora do café e o almoço são pausas importantes para promover a motivação dos colaboradores, a socialização, o diálogo e a troca de experiências. Aproveite esses momentos para fortalecer as amizades e descontrair com seus colegas. A oportunidade de conversar e de falar de coisas diferentes do trabalho é uma boa chance de criar vínculos, fazer novos amigos e conhecer mais da realidade dos outros membros da equipe.

O estresse no trabalho pode gerar doenças e perturbações nos relacionamentos interpessoais, além de desencadear conflitos. Ele vem principalmente de situações de sobrecarga de tarefas, sendo por isso, essencial tomar medidas para que esse cenário seja melhorado. Neste post, nós oferecemos diversas dicas para a superação do estresse no trabalho. Mesmo assim, é importante procurar ajuda profissional o quanto antes caso o problema não seja resolvido

Gostou de aprender sobre como se livrar do estresse no trabalho? Aproveite e confira o nosso post sobre ergonomia visual na empresa e saiba mais sobre a saúde visual ocupacional!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.