Você sabe quais são os exames de rotina para adultos? Veja aqui!

4 minutos para ler

Os exames de rotina para adultos têm o objetivo de avaliar o estado geral de saúde da pessoa, permitindo que várias doenças sejam detectadas precocemente, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento. Fazer o check-up durante a vida adulta, comparecendo às consultas médicas regularmente, é uma excelente prática.

Nas consultas, o profissional solicita exames gerais e específicos, se houver a necessidade de investigar alguma suspeita. Saber quais são os principais exames a se fazer é fundamental para prevenir problemas de saúde. Continue a leitura para ficar por dentro do assunto.

Conheça os exames que os homens devem fazer

A saúde masculina exige alguns cuidados específicos, assim como a feminina. Confira, a seguir, os principais exames de rotina que devem ser feitos.

Ultrassom abdominal

Esse exame é recomendado para os homens que apresentam um alto risco de câncer nos órgãos abdominais, com o objetivo de investigar as dores dessa área e monitorar condições já existentes. Ele também permite a detecção de alterações na bexiga, nos rins, no baço, no pâncreas, na vesícula biliar e no fígado.

Dosagem de PSA

Esse exame é fundamental para a saúde do homem, pois há a coleta de amostras de sangue para quantificar a presença de uma proteína chamada de antígeno prostático específico. Um valor elevado dessa substância pode indicar alterações na próstata, o que inclui câncer, crescimento benigno e inflamações.

Para quem tem risco elevado de câncer de próstata, o ideal é realizar o exame a partir dos 45 anos. Para os pacientes que estão livres de fatores de risco, o recomendado é aguardar até os 50 anos.

Exame de próstata

O exame de próstata tem a função de verificar se a glândula está inchada ou com nódulos. Para isso, o especialista insere o dedo indicador no reto do homem e faz o exame. Esse procedimento é essencial, pois possibilita detectar a presença de câncer em estágios iniciais, o que permite tratamentos menos agressivos.

Conheça os exames que as mulheres devem fazer

Muitas vezes, a rotina de exames das mulheres começa antes da dos homens. Confira os principais a seguir.

Papanicolau

O papanicolau é um exame que ajuda a prevenir o câncer de colo do útero. Ele pode ser feito em mulheres entre 21 e 65 anos, uma vez ao ano. Além disso, por meio dele, o médico consegue detectar lesões pré-cancerosas e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HPV e tricomoníase.

Mamografia

A mamografia é um exame que realiza o diagnóstico de microcalcificações, nódulos e outras lesões. Mulheres a partir dos 35 anos já podem realizar esse procedimento. Caso a paciente tenha um histórico de câncer de mama na família, como avó e mãe, é preciso fazer esse exame a partir dos 30 anos.

Densitometria óssea

A osteoporose é uma doença muito comum em mulheres na menopausa, consistindo na perda de massa óssea. Como o problema é silencioso, é descoberto apenas depois que a paciente sofreu uma fratura.

Para evitar complicações e traumas mais sérios, o ideal é realizar o exame de densitometria óssea a partir da menopausa para quem tem fator de risco para a doença. Para as mulheres com baixo risco de desenvolver a doença, o procedimento deve ser feito a partir dos 65 anos.

Agora que você já conhece os principais exames de rotina para adultos, lembre-se de fazer o acompanhamento médico todos os anos. Com isso, é possível prevenir doenças e ter uma qualidade de vida melhor.

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro das publicações? Então, curta a nossa página do Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.