Saiba quais são os 4 exames de rotina essenciais para crianças!

4 minutos para ler

A manutenção de uma rotina saudável e um acompanhamento médico são fundamentais para que todos envelheçam com saúde. Para chegarmos lá do melhor modo, é preciso investir na prática de atividades físicas e em uma alimentação balanceada, mas isso não deve ser feito somente na idade adulta. É aqui que entram os exames de rotina para crianças, que são muito importantes para o diagnóstico precoce de doenças.

Esses exames atuam de maneira preventiva e auxiliam os especialistas a entenderem como anda a saúde geral dos pequenos. Neste post, mostramos quais são os principais exames de rotina para crianças. Confira!

1. Exames de sangue

Coletar o sangue de crianças pode não ser uma tarefa fácil, mas o hemograma completo é essencial para prevenir várias doenças e infecções, como problemas virais e anemia.

Outros exames também devem fazer parte da rotina, como o de glicemia, check-up de perfil lipídico, de dosagem de ferro e de tireoide. A recomendação fica por conta do pediatra, que pode indicar uma periodicidade predefinida ou seguir com a solicitação a partir de sintomas que a criança apresente.

2. Exame de urina

Você sabia que a urina é uma fonte rica para diagnosticar doenças? Por meio dela, é possível perceber se existe a presença de infecções e bactérias, além de quantificar a perda proteica. Para realizar a coleta, os pais devem orientar a criança em relação a como deve ser feito esse processo.

O ideal é realizar o exame de urina todos os anos, evitando, assim, o surgimento de infecção urinária.

3. Exame de fezes

É comum que os pequenos desenvolvam um maior risco de terem vermes, já que o seu sistema imune ainda está em desenvolvimento. Além disso, crianças costumam entrar em contato com poeira e sujeira, levando as mão sujas à boca, o que as tornam mais sujeitas a infecções.

O exame de fezes é recomendado porque investiga a presença de protozoários e parasitas, podendo ser um indício de verminoses. Também vale a pena buscar ajuda médica na presença de sintomas de vermes abdominais, como perda de peso, falta de apetite e diarreia. O ideal é fazer esse exame a cada 6 meses.

4. Exame de visão

Logo após o nascimento, o teste do olhinho deve ser realizado para verificar se a visão do recém-nascido está normal. Caso esteja regular, o exame oftalmológico passa a ser recomendado a partir do seu primeiro ano de vida, com o objetivo de checar o desenvolvimento da visão das crianças nesse período.

Durante a infância, sinais como esbarrar em objetos ou cair com frequência, tropeçar e apertar os olhos para ler um livro ou assistir à televisão indicam a necessidade de uma avaliação visual dos pequenos.

Para o período escolar, é essencial contar com o acompanhamento de um oftalmologista anualmente, de forma a prevenir problemas de desempenho na escola.

Agora que você já conhece os principais exames de rotina para crianças, lembre-se de levar os seus filhos ao médico para que o profissional possa indicar a frequência ideal. Isso auxilia a prevenir doenças e a manter a saúde em dia — e é uma prática que deve ser adotada desde a infância até a terceira idade.

Gostou de conhecer os exames médicos infantis? Então, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais para que seus amigos fiquem por dentro do assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.