Como tomar decisões estratégicas na gestão de plano de saúde empresarial?

7 minutos para ler

Se você tem percebido que os custos com assistência médica na sua empresa não param de crescer, é hora de analisar dados para fazer uma correta gestão dos planos de saúde empresarial. Para isso, é preciso identificar os colaboradores que mais usam o benefício e traçar estratégias para verificar se o uso está sendo feito da forma correta.

Também é fundamental contar com dados para embasar as tomadas de decisão, a fim de não prejudicar o colaborador e manter a saúde financeira da empresa.

Quer saber como fazer uma correta e eficiente gestão de plano de saúde empresarial? Então confira este post que preparamos para você!

Avalie os indicadores de saúde da empresa

Você pode usar dados da saúde ocupacional da empresa, e também da operadora do plano de saúde, para traçar um perfil das necessidades dos seus colaboradores. Isso é extremamente importante para garantir um serviço mais alinhado com as necessidades do seu público interno.

Assim, com o plano ideal para os seus colaboradores, você evita gastos desnecessários com coberturas que não serão usadas.

Mapeie os indicadores de risco

Outros dados que podem ser usados são os indicadores de riscos ocupacionais da sua empresa. Ao saber quais são os perigos que os seus funcionários estão expostos, fica muito mais fácil encontrar a melhor solução e decidir qual plano contratar.

Para isso, você pode contar com a ajuda do setor de segurança do trabalho da organização, ou mesmo terceirizar esse trabalho com uma empresa que ofereça serviços de saúde ocupacional.

Com mais esse cuidado na hora de pensar na saúde dos seus empregados, fica muito mais fácil definir os serviços de saúde necessários para a organização.

Consulte o histórico de sinistralidade do plano

Consultar o histórico de sinistralidade (resultado da utilização dos planos de saúde, por meio de consultas, exames e cirurgias) é fundamental para manter o equilíbrio financeiro da sua empresa.

Quanto mais os funcionários usarem o plano, maior será o índice de sinistralidade, ou seja, maior será a conta ao final do mês.

Além disso, ao consultar a sinistralidade, você também fica sabendo o perfil de utilização de seus trabalhadores e, com isso, pode analisar e definir quais são as soluções que eles mais precisam.

Fortaleça a comunicação

Essa é a parte mais importante da correta gestão de plano de saúde empresarial, pois a partir dos dados levantados, você pode atuar para reduzir os gastos com o plano de saúde da empresa, contando com as ferramentas de comunicação.

Veja como implementar uma gestão do plano de saúde empresarial utilizando a comunicação a seu favor!

Alimente os veículos de comunicação interna

Uma medida eficiente, e quase sem nenhum custo, é apostar na comunicação interna da empresa para orientar e educar os funcionários acerca do correto uso do plano de saúde. Coloque informações nos murais, intranet, jornais e revistas internos.

No caso de colaboradores externos, envie os informativos por aplicativos de mensagem, SMS, e outros recursos. O importante é que todos estejam alinhados acerca da importância de usar o plano de saúde com consciência e somente quando necessário.

Além disso, os veículos de comunicação interna são importantes para incentivar a prática de hábitos de vida mais saudáveis, indispensáveis para a melhora da saúde e bem-estar das pessoas.

Incentive a prática de esportes

Ao incentivar a prática de esportes, você motiva os seus colaboradores a terem uma vida mais ativa, o que também colabora para a manutenção da saúde física e emocional, diminuindo os problemas de saúde e, consequentemente, o índice de sinistralidade.

Forneça uma alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada é fundamental para que os funcionários estejam mais dispostos para o trabalho, o que aumenta a produtividade, ao mesmo tempo em que as pessoas faltam menos ao trabalho para ir a médicos, ou mesmo por estarem doentes.

Caso a empresa forneça o ticket alimentação ou refeição, utilize os veículos de comunicação interna para reforçar a importância de uma alimentação equilibrada!

Faça eventos de promoção da saúde

Eventos de promoção da saúde são ações que fomentam a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores. A ginástica laboral na empresa, por exemplo, pode ganhar um dia especial com aulas e outras ações que incentivem uma melhor postura no trabalho, o que evita, por exemplo, a aquisição de lesões por esforço repetitivo (LER).

Palestras com nutricionistas, educadores físicos e psicólogos também podem ser uma forma de ajudar os colaboradores a terem mais consciência a respeito da prevenção da saúde.

Aposte em campanhas de endomarketing

Campanhas como o Janeiro Branco, que incentivam a saúde mental, o Outubro Rosa, que trabalha o enfrentamento ao câncer de mama, e o Novembro Azul, contra o câncer de próstata, podem ser trabalhados nas campanhas de endomarketing da empresa para reforçar os cuidados de prevenção, o que pode significar o retardo dessas doenças ou o diagnóstico precoce.

Isso significa mais saúde para as pessoas que trabalham na empresa. Além disso, ao perceber que a companhia está preocupada com a saúde de seus funcionários, as pessoas passam a se sentir mais valorizadas, motivadas e, consequentemente, produzem mais.

Ao mesmo tempo, elas têm a chance de fazer um diagnóstico precoce da doença. Todas essas ações significam menos custos na empresa com o plano de saúde e mais qualidade de vida.

Conheça a VisionCard Mais Saúde

Somos uma empresa gestora de saúde que oferecemos assistência médica e odontológica. Trabalhamos com mais de 23 mil credenciados, para levar até você e a sua empresa o que há de melhor em assistência médica, odontológica e também oferecemos descontos em óticas.

Um dos diferenciais da VisionCard Mais Saúde em relação aos planos de saúde tradicionais é que nós incentivamos e privilegiamos o uso dos nossos serviços, ou seja, você paga o serviço quando utiliza, e não avaliamos doenças preexistentes, idade e outras modalidades para você e sua empresa usufruírem dos nossos serviços.

Não somos um plano de saúde, mas um sistema que tem como objetivo levar mais qualidade de vida às pessoas.

Como vimos ao longo desta leitura, fazer uma gestão do plano de saúde de forma estratégica é fundamental para garantir a saúde financeira da empresa e também a de seus funcionários e, para isso, você tem várias opções de soluções, inclusive contar com os serviços da VisionCArd Mais Saúde.

Se você gostou deste post sobre gestão de plano de saúde empresarial, confira também promoção de saúde em Curitiba!

Visioncard: saiba como utilizar um sistema de gestão de saúde onlinePowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário