Imunidade baixa? Conheça, agora, 6 sintomas dessa condição!

3 minutos para ler

O sistema imune é responsável por proteger o nosso corpo contra infecções causadas por fungos, vírus e bactérias. Dependendo do estado de saúde da pessoa, essa defesa pode estar mais enfraquecida ou forte, levando em conta alguns fatores. A imunidade baixa, por exemplo, pode ser causada por má alimentação, estresse, variações hormonais e excesso de bebida alcoólica.

Assim, conhecer os seus sintomas é fundamental para identificar esse problema e buscar ajuda médica. Afinal, manter o sistema imunológico em bom funcionamento é importante para ter mais qualidade de vida e prevenir o surgimento de doenças.

Ficou interessado e quer saber quais são sinais da baixa imunidade? Então, continue a leitura!

1. Fadiga excessiva

Se você costuma sentir bastante cansaço que não some mesmo após uma boa noite de sono, é provável que a sua imunidade esteja baixa. Além de ser um sintoma de problema na tireoide, a fadiga excessiva pode estar relacionada com alterações no sistema imune.

Esse tipo de problema costuma atrapalhar a vida em diferentes níveis, o que prejudica a rotina e abre um caminho para o estresse e a ansiedade. Por isso, sempre que se sentir cansado sem motivo aparente, lembre-se de procurar um médico especializado.

2. Amigdalite

As amígdalas são estruturas localizadas na garganta, com o objetivo de proteger o organismo contra a invasão de microrganismos que entram no corpo por meio da boca. Contato com as mãos, bebidas, alimentos e ar, por exemplo, podem levar bactérias e vírus para o nosso organismo.

Para combater o problema, esses órgãos ativam funções protetoras, o que acaba causando uma inflamação nessas estruturas. Portanto, a amigdalite é um sinal de que o corpo está tentando se defender contra patógenos invasores.

3. Doenças frequentes

Ficar resfriado ou gripado com frequência pode ser um sintoma muito comum de que a imunidade está baixa. Quando isso ocorre, a recuperação nesses casos costuma ser mais lenta. Além disso, infecções como furúnculos, diarreias, abscessos, feridas, herpes e outros tipos aparecem mais vezes ao longo do ano.

4. Otite

Gripes mais persistentes podem desencadear um quadro de otite. Portanto, dores frequentes no ouvido têm relação direta com a imunidade baixa. Geralmente causada por bactéria ou vírus, essa infecção surge quando o sistema imunológico não consegue combater esses microrganismos de maneira adequada.

5. Quedas de cabelo

Outro sintoma que indica que a imunidade pode estar baixa é a queda de cabelo frequente. No entanto, é comum que os fios caiam, e a média varia de 50 a 100 por dia. Quando passa dessa quantidade e você percebe que tufos ficam no travesseiro, cadeira ou sofá, é essencial investigar as causas.

6. Demora na cicatrização de feridas

De maneira geral, as feridas costumam demorar para serem cicatrizadas quando a imunidade está baixa. Afinal, esse processo depende de células imunes saudáveis. Por isso, se o sistema imunológico estiver comprometido, o organismo terá dificuldades em se regenerar.

Agora que você já sabe quais são os sintomas da imunidade baixa, saiba que é muito importante mudar alguns hábitos de vida para fortalecê-la. Para isso, beba muita água ao longo do dia, tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos regularmente e adote bons hábitos de higiene.

Gostou deste post? Você costuma ter imunidade baixa? Deixe um comentário em nosso post e conte para gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.