Como motivar funcionários a participar da SIPAT? Veja 7 dicas!

6 minutos para ler

Motivar os funcionários a participar da SIPAT — a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho — é fundamental para conquistar efetividade nas atividades realizadas. O encontro é previsto na NR-5 e a Portaria nº 3.214, como uma das atribuições da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), e tem como um dos objetivos principais promover a conscientização dos trabalhadores acerca da relevância da prevenção dos acidentes no ambiente laboral.

No entanto, para que o evento atinja os resultados almejados, ele não deve ser realizado apenas para o cumprimento da lei, mas sim, com o propósito de capacitar os colaboradores. Dessa forma, eles terão uma maior consciência da importância de um ambiente de trabalho mais seguro.

Para ajudar você a motivar os funcionários a participar da SIPAT, preparamos 7 dicas. Acompanhe!

Quais os objetivos da SIPAT?

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é conduzida pela equipe de Segurança do Trabalho das empresas, e também pode contar com a ajuda do setor de Recursos Humanos para conduzir os trabalhos, desde o planejamento até a execução das ações.

Destacamos para você a seguir os principais objetivos da SIPAT. Acompanhe!

  • Promover a segurança no trabalho por meio de divulgações, orientações e promoção da prevenção de acidentes.
  • Lembrar a todos os colaboradores acerca das normas de segurança, a fim de que elas sejam reforçadas.
  • Despertar uma atitude vigilante, o que possibilita que os funcionários reconheçam e corrijam práticas que não são adequadas ao ambiente de trabalho.
  • Aumentar o vínculo entre colaboradores e empresa, tendo a oportunidade de incluir a família, motivando o profissional a se sentir acolhido e pertencente à organização.

Para a efetividade das ações, todo o conteúdo deve ser muito bem planejado e acompanhado antes, durante e depois do evento, a fim de garantir a efetividade dos trabalhos.

Mas, é preciso ficar atento. A SIPAT não deve ser entendida como uma festa anual da empresa, mas sim, como uma ação educativa e inclusiva, que visa proporcionar a todos a consciência a respeito da segurança no trabalho.

Periodicidade da SIPAT

A SIPAT deve acontecer anualmente, durante uma semana, no horário de expediente dos colaboradores. A legislação prevê que nesse encontro sejam realizadas campanhas de orientação e conscientização, a fim de levar conhecimento acerca do tema segurança e saúde no trabalho para todos os colaboradores.

Temas SIPAT

Alguns temas que podem ser abordados são:

  • Covid -19 prevenção e cuidados;
  • trabalho em equipe;
  • saúde mental;
  • segurança nas áreas da empresa;
  • integração / produtividade / engajamento;
  • dicas para uma vida mais saudável;
  • prevenção de doenças diversas;
  • mudanças / adaptação para mudanças, entre outros.

Como motivar os funcionários a participar da SIPAT?

Agora que você já sabe o que é a SIPAT e quais os seus objetivos, veja a seguir como motivar os funcionários a participar!

1.  Alinhe as expectativas

O setor de segurança do trabalho deve fazer um levantamento das necessidades das áreas para elaborar o planejamento dos temas das palestras referentes à Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Nesse momento, é importante abordar os gestores das áreas e informá-los acerca dos objetivos da SIPAT. Com isso, há um alinhamento das expectativas, e todos saberão qual o objetivo do evento. É importante também contar com o apoio da alta gestão da empresa, a fim de que as atividades transcorram sem surpresas.

2.  Divulgue nas reuniões de equipe

Com o planejamento de temas já fechado de acordo com o perfil dos colaboradores e as necessidades das áreas, o setor de Segurança do Trabalho deve apresentar o cronograma de atividades para a equipe de gestores das áreas.

Esses serão responsáveis por levar as informações até seus subordinados. Com isso, cria-se uma expectativa para o começo das atividades, além de todos já saberem os temas que serão abordados.

3.  Aplique treinamentos sobre o assunto

Ainda com os gestores das áreas, o setor de Segurança do Trabalho, com a ajuda do RH, deve promover treinamento com os gestores a fim de conscientizá-los a respeito da importância da participação de toda a equipe. Com isso, fica mais fácil conseguir a liberação dos funcionários para participar da SIPAT, além de ajudar a criar uma cultura de prevenção de acidentes na empresa.

4.  Fortaleça a sua comunicação interna

Para engajar todos os colaboradores para participar das atividades, é importante usar os veículos de comunicação interna da empresa para divulgar a expectativa da realização da SIPAT, a programação, orientações gerais e também o pós-evento. Com isso, é possível aumentar o envolvimento de todos, elevando a audiência para o tema segurança do trabalho na empresa.

5.   Pratique uma estratégia de gamificação

Os jogos são uma ferramenta muito utilizada em treinamentos porque apresentam resultados efetivos. As pessoas aprendem “brincando” e, com isso, o engajamento é muito mais alto, já que todos querem participar e contribuir com o resultado proposto. Para isso, é possível contar com a ajuda da equipe de RH ou mesmo terceirizar as atividades com uma empresa especializada.

6.  Ofereça brindes sobre o assunto

Uma forma de motivar a participação de todos os colaboradores na SIPAT é oferecer brindes com os assuntos abordados. Squeezes, mochilas, camisas, bonés e até mesmo revistinhas personalizadas com o dia a dia na empresa fazem muito sucesso e criam uma boa identificação com o tema segurança do trabalho, ajudando a promover essa cultura de responsabilidade na organização.

7.  Cuide da comunicação

É preciso ficar atento ao vocabulário dos palestrantes e treinadores. Isso porque, a comunicação deve chegar a todos os níveis hierárquicos da empresa de forma clara e específica. Por isso, faça esse alinhamento com todos os palestrantes e revise com critério as peças de comunicação do evento, a fim de garantir a acessibilidade de compreensão para todos.

Como vimos ao longo desta leitura, é possível motivar os funcionários a participar da SIPAT, para isso, o setor de Segurança do Trabalho deve pensar em envolver os gestores das áreas, apostar em uma comunicação clara, basear as atividades em um bom planejamento, a fim de exercer o seu papel que é criar uma cultura de segurança e saúde no ambiente laboral.

Se este artigo sobre como motivar funcionários a participar da SIPAT foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso ao tema!

E você pode entrar em contato com nosso comercial para agendar uma visita pelo contato 47 9.8872-0251 e conheça nossa proposta de In Company, levamos saúde e segurança pra seus colaboradores!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.