Afinal, por que usar óculos de sol? Descubra aqui!

4 minutos para ler

É de senso comum que os raios solares podem ser prejudiciais para o nosso organismo: já estamos acostumados, por exemplo, à recomendação de usarmos o filtro solar diariamente, para proteger a pele. No entanto, mesmo adotando essa prática, ainda podemos deixar outras áreas desprotegidas — especialmente os olhos. Por esse motivo, saber por que usar óculos de sol é tão importante.

Como os olhos são órgãos muito sensíveis, tanto os raios ultravioletas quanto a poluição e o vento podem causar danos aos seus tecidos. Devemos, portanto, tomar cuidados na hora de escolher os óculos, para termos a melhor proteção que nossos olhos merecem.

A seguir, explicaremos mais informações importantes sobre o uso de óculos de sol. Vamos lá?

Por que usar óculos de sol?

Atualmente, podemos dizer que os óculos de sol cumprem duas funções principais: além de serem protetores aos olhos, eles também são amplamente utilizados como suvenires estéticos.

Os óculos protegem tanto contra os raios ultravioletas quanto contra agentes climáticos, que podem causar complicações à saúde dos olhos. Além disso, eles garantem mais conforto aos usuários, quando eles se expõem à alta luminosidade.

Apesar de seu efeito protetor, os óculos de sol também são utilizados por uma satisfação pessoal ou adorno de embelezamento. Assim, os óculos de sol já fazem parte do vestuário do cotidiano das pessoas, independentemente da estação climática.

Quais os perigos de usar óculos falsificados?

Embora todos os óculos de sol passem a impressão de serem seguros, esse efeito pode enganar: quando reduzimos a luminosidade, nosso corpo entende que anoiteceu e naturalmente dilata as pupilas — um mecanismo normal e fisiológico, que nos ajuda a enxergar melhor no escuro. Você já reparou, por exemplo, que à noite suas pupilas parecem maiores?

No entanto, quando essa redução de luminosidade ocorre sem a proteção ultravioleta, essa dilatação na verdade expõe as estruturas internas do olho aos raios solares. Por esse motivo, óculos falsificados podem, na verdade, aumentar o risco de lesões nos olhos.

Por isso, é fundamental ter cuidado na hora de comprar os óculos de sol, devido a várias falsificações no mercado. Por isso, eles não devem ser comprados em barracas de camelôs, devendo a compra ser feita em lojas idôneas. Idealmente, a compra de um óculos de sol deve ser acompanhada e recomendada por um oftalmologista.

Como escolher um bom óculos de sol?

De modo geral, a escolha dos óculos de sol deve levar em consideração, principalmente, o nível de proteção que as lentes oferecem. Na maioria das marcas, essa especificação está disponível em algum manual de informação sobre os óculos.

Além disso, é necessário se atentar à adequação do acessório ao rosto e à cor das lentes: cores como marrom, cinza e verde são mais adequadas, pois elas causam pouca distorção na visão. A harmonização dos óculos ao rosto está relacionada ao alinhamento das hastes, à centralização das lentes e ao ajuste das plaquetas.

Como para todo produto que impacta em nossa saúde, não podemos deixar de lado o cuidado na hora da compra dos óculos de sol. Investir em acessórios de qualidade pode nos proteger de várias doenças causadas pela exposição dos olhos, que são tão sensíveis a agentes nocivos. Saber por que usar óculos de sol, portanto, é fundamental.

Se você gostou de saber mais sobre esses acessórios, certamente seus amigos também se beneficiarão. Por que não aproveita e compartilha este post em suas redes sociais? Nos ajude a disseminar informação de qualidade!

Visioncard: saiba como utilizar um sistema de gestão de saúde online
Posts relacionados

Deixe um comentário