Qual a relação entre problemas de vista e excesso de trabalho? Veja!

7 minutos para ler

No cenário de pandemia atual, o home office se tornou uma alternativa viável tanto por motivos sanitários quanto por razões econômicas. Apesar de seus benefícios, no entanto, também devemos ter cautela com seus pontos negativos: por se basear no uso de computadores e gadgets, o home office também pode propiciar graves danos visuais. Mas afinal, você sabe qual é a relação entre problemas de vista e excesso de trabalho?

Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto DataSenado, houve um aumento de 41% na produtividade com o teletrabalho. Nessa mesma pesquisa, 78% dos entrevistados asseguram que trabalharam além da jornada laboral comum. Por isso, é importante ficar atento aos problemas visuais que o excesso de trabalho realizado em frente ao computador pode causar.

Falaremos, a seguir, sobre os problemas de vista mais comuns que são causados pelo excesso de trabalho. Continue lendo para saber mais!

3 problemas de visão mais comuns causados pelo excesso de trabalho

Como mencionamos, a carga horária excessiva à frente das telas também traz seus malefícios à saúde ocular. A seguir, listaremos 3 dos principais problemas de visão decorrentes desse hábito. Confira!

1. Síndrome do olho seco

As lágrimas são um mecanismo de proteção dos olhos contra agentes nocivos, como insetos, poeira ou líquidos tóxicos. Ela é constituída por uma camada de água, uma de gordura e outra de muco, formando uma combinação para hidratar os olhos. A camada oleosa é especialmente importante, pois ela evita a evaporação da água — e, consequentemente, a manutenção da hidratação dos olhos.

A síndrome do olho seco decorre da falta de produção ou alteração de algum dos componentes da lágrima. Essa disfunção na hidratação dos olhos é uma das razões para caracterizar o olho seco. A alteração na formação da lágrima pode acontecer por diversas causas, como a menopausa, a falta de vitamina A e problemas na glândula lacrimal.

Os sintomas mais comuns da síndrome do olho seco são sensação de corpo estranho, queimação e ardor. Eles se manifestam mais intensamente com a exposição do paciente à fumaça, ao vento e a leituras prolongadas. Como a maioria das enfermidades oculares, esses sintomas podem piorar à tarde ou à noite.

2. Vista cansada

Ao longo dos anos, os objetos mais próximos da visão (que antes eram vistos nitidamente) passam a ficar fora de foco. Isso acontece porque, com passar do tempo, o indivíduo vai perdendo a capacidade de focar os objetos que estão mais perto dos olhos. Os olhos cansados podem estar relacionados com a exposição excessiva em frente a dispositivos digitais, como os computadores, os tablets e os celulares.

Os sintomas mais comuns da vista cansada são sensação de peso nos olhos, dor de cabeça e visão turva. Esses sinais podem ser intensificados com a privação do sono e o esforço excessivo das vistas. No entanto, a vista cansada na maioria das vezes não é um fenômeno grave, podendo ser tratada, por exemplo, com lentes multifocais.

3. Aumento do risco de glaucoma

O glaucoma é uma doença que acomete os olhos, sendo causada pela elevação da pressão intraocular. Essa tensão nos olhos provoca lesões no nervo óptico, e tem como consequência o comprometimento da visão. Segundo o médico Dráuzio Varella, caso a doença não seja tratada corretamente, ela pode até levar à cegueira.

No início, o glaucoma é assintomático, mas com o passar do tempo o campo visual tende a se estreitar de forma progressiva. A doença compromete primeiramente a visão periférica (pontos à frente dos olhos e ao redor do campo visual), e a perda visual pode ocorrer em fases mais avançados do glaucoma.

Como se prevenir contra os problemas de vista e excesso de trabalho

Devido à importância da boa visão nas atividades diárias, separamos, abaixo, 3 dicas para se prevenir contra os problemas de visão. Confira!

Ter disciplina com a carga horária de trabalho

O horário de trabalho, por mais flexível que possa ser no home office, precisa ser bem definido. A disciplina é o principal requisito para trabalhar no conforto de sua casa. Se for possível, por exemplo, separe um cômodo exclusivamente para o trabalho e utilize-o apenas durante o seu expediente.

É importante também que você se arrume para começar a trabalhar: tire o pijama, tome um banho e se vista corretamente. Inconscientemente, isso te prepara para o trabalho e te deixa mais disposto para as atividades do dia a dia, evitando que se confunda o ambiente de trabalho com o de relaxamento.

Fazer pausas para descanso ao longo do dia

Mesmo que você tome os cuidados já mencionados acima, fazer pausas durante o tempo de uso do computador é importante. Os oftalmologistas recomendam que seja feita uma pausa de cinco minutos para cada uma hora no computador.

Além do descanso da visão, o tempo dessa pausa pode ser usado para se alongar: você pode, por exemplo, se levantar da cadeira e fazer uma caminhada em casa ou no local de trabalho. É muito importante que não se faça uso de leitura ou de algum dispositivo eletrônico durante esse intervalo de tempo; desta maneira, você estará descansando suas vistas e permitindo-as se recuperar para o próximo período de trabalho.

Manter os cuidados com a saúde dos olhos

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser constante, mesmo fora do home office: é recomendado que façamos consultas periódicas com o oftalmologista, para verificar se há alguma anormalidade e corrigi-la o mais rápido possível.

Quando forçamos a vista acima do normal, como durante a pandemia, esse cuidado deve ser redobrado. Você pode melhorá-lo ainda mais com lubrificantes estéreis e a higienização correta de lentes de contato e óculos, caso você os utilize. Assim, você garante que a saúde de seus olhos estará em dia e evita maiores problemas.

A responsabilidade das empresas na saúde ocular

Apesar de o home office ocorrer fora dos limites físicos das empresas, ele também é considerado um ambiente laboral. Por esse motivo, é de responsabilidade das instituições prezar pelos mesmos cuidados que deveriam ser tomados durante atividades presenciais: o cuidado com a ergonomia, a preocupação com a iluminação e o respeito à saúde ocular entram nesses cuidados.

Em casos de problemas visuais decorrentes de uma ergonomia inadequada, por exemplo, a empresa poderia ser responsabilizada por omissão, mesmo durante o home office. Por esse motivo, a preocupação deve ser redobrada nesse ambiente, onde há menor possibilidade de controle por parte da administração.

Se você quer garantir uma saúde visual adequada durante o home office, a VISIONCARD pode te ajudar. Somos uma empresa gestora de saúde com planos exclusivos para a saúde visual, e contamos com atendimentos 24h focados nessa área — inclusive, por intermédio da telemedicina.

Se você quer levar a saúde visual de seus funcionários a um novo patamar de segurança, por que não aproveita e entra em contato conosco? Estamos prontos para tirar suas dúvidas e te conhecer melhor!

Visioncard: saiba como utilizar um sistema de gestão de saúde online
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.