Promoção de saúde em Curitiba: como a VisionCard pode ajudar sua empresa?

6 minutos para ler

Segundo dados coletados pela Secretaria da Previdência do Ministério da Fazenda, em 2017 registrou-se aproximadamente 9 mil afastamentos do trabalho por transtornos de saúde mental e comportamentais. Situações como essas expressam contextos desfavoráveis de trabalho, com grande pressão, conflitos e baixa qualidade de vida no meio laboral.

Mesmo a região Sul do Brasil tendo melhores indicadores de qualidade de vida, ela não está fora dessa difícil estatística. A promoção de saúde em Curitiba é um fator decisivo para o bem-estar no meio laboral e para a produtividade.

Outros dados da Previdência mostram que, em 2017, houve 79,5 mil afastamentos por fratura de perna e tornozelo, além de 83,8 mil auxílios-doença concedidos por dor nas costas. Além disso, o câncer de mama provocou 21 mil afastamentos.

Diante desse cenário preocupante, o que é possível fazer para melhorar a qualidade de vida na companhia e gerar melhores resultados? Preparamos este conteúdo especial para falar sobre promoção de saúde na empresa e mostrar o quanto a VISIONCARD pode te ajudar nessa caminhada. Continue acompanhando para aprender mais sobre o tema!

Quais são os desafios para promover a saúde dentro da empresa?

Há uma série de desafios envolvidos na promoção de qualidade de vida na corporação. As doenças ocupacionais são muitas, principalmente em contextos corporativos de elevada tensão e cobranças e de baixo investimento em políticas de saúde. Além disso, há acidentes de trabalho, que geram diversas dificuldades, como sofrimento para a equipe e do colaborador atingido, custos adicionais, prejuízo do clima organizacional e aumento do estresse ocupacional.

Outra questão para o incentivo ao bem-estar no estabelecimento é a baixa produtividade, sem haver um diagnóstico das causas do problema. A trajetória para o cuidado com a qualidade de vida no empreendimento não coloca a produtividade em segundo plano. Na verdade, o que se observa é que, quanto melhores as condições de bem-estar, mais rendimento e boa performance os profissionais têm.

Qual a importância da gestão de saúde dos colaboradores na corporação?

A gestão de saúde dos colaboradores é uma verdadeira aliada da produtividade, sendo um elemento essencial para garantir as melhores práticas na corporação. Para implantar um programa de forma eficiente, é necessário realizar várias medidas. Veja quais são essas ações a seguir!

Mapear o perfil de saúde dos colaboradores

Conhecer o perfil de saúde dos colaboradores é o primeiro passo para uma gestão de qualidade de vida robusta e efetiva. Isso significa conhecer o padrão de idade da equipe, elencar quais são as doenças mais recorrentes e contabilizar fatores de proteção, como a prática de atividade física e a ida regular ao médico para check-ups.

Mapear o perfil de saúde dos profissionais ajuda na identificação de problemas e na elaboração de políticas para solucionar essas dificuldades. Com as questões notificadas, é possível criar propostas para educação em bem-estar e intervenções baseadas na prevenção.

Tomar conhecimento dos riscos ocupacionais

Outra questão importante é o mapeamento dos riscos ocupacionais aos quais os colaboradores estão sujeitos. O conhecimento adequado dessas informações permite diagnosticar as potenciais ameaças e criar estratégias de proteção e minimização de riscos. Isso envolve tanto políticas para adaptação do ambiente, medidas de educação e prevenção e avaliação de ergonomia.

Implantar estratégias para a solução dos problemas

Com os diagnósticos e mapeamentos realizados, é possível ter uma série de informações em mãos. Reúna a equipe para discutir em conjunto quais são as alternativas mais viáveis para solucionar e controlar os problemas de saúde na empresa. Grupos de discussão de questões como alcoolismo, tabagismo, diabetes e hipertensão podem ser uma boa saída.

Coletivos de atividade física, palestras sobre nutrição ou cuidados em bem-estar e circuitos de relaxamento com massagem e exercícios também são uma boa alternativa. Outra proposta interessante é a ginástica laboral. Lembre-se de realizar a escolha das estratégias coletivamente, para promover uma melhor adesão.

Todas essas ações devem demandar também uma boa comunicação interna para a divulgação e práticas de educação corporativa. Isso porque é importante conscientizar a equipe sobre a importância da participação nas ações e da responsabilidade que cada um tem com o cuidado com a própria saúde.

Como a VISIONCARD pode ajudar com a promoção de saúde em Curitiba?

A VISIONCARD é uma empresa gestora de saúde, disponibilizando sistema automatizado e aplicativo para a excelência em qualidade de vida na sua corporação. Nós realizamos a conexão entre as organizações e planos de saúde.

Contamos com o VISIONCARD Mais Saúde, que oferece todas as especialidades médicas e odontológicas e benefícios exclusivos em óticas. Com ele, seus colaboradores têm exames periódicos e os cuidados de prevenção sempre em dia, sem carência, sem diferenciação de preço por idade e sem exclusão por doenças pré-existentes. A marcação de consultas é feita com velocidade, o que facilita a rotina de profissionais e gestores.

Nós oferecemos também atendimento 24 horas, com aconselhamento sobre sintomas feito por enfermeiros credenciados e com ampla experiência profissional. Disponibilizamos, juntamente, descontos em farmácias.

Os serviços voltados para saúde visual ocupacional incluem óculos completos no plano. Nosso objetivo é promover qualidade de vida e felicidade das pessoas por meio da saúde. Buscamos fazer com que os colaboradores tenham consultas regulares e processos frequentes e estejam amparados quando tiverem dúvidas sobre sintomas. Esses fatores impactam diretamente na produtividade, contribuindo para que o time tenha mais bem-estar e disposição, sendo mais dedicado e proativo.

A saúde ocupacional é essencial para um bom clima organizacional e para um melhor rendimento dos colaboradores. Trabalhar com políticas de mapeamento de fatores de risco e doenças e com foco em prevenção é um investimento que gera ótimo retorno para os negócios. Quando a equipe está saudável, ela se empenha mais, dedicando-se e realizando as tarefas com mais qualidade.

A VISIONCARD é um sistema de gestão de saúde feito por pessoas e para pessoas. Oferecemos atendimento humanizado e conectamos seus profissionais com um serviço de excelência em saúde. Com isso, colaboramos para a qualidade de vida da equipe, por meio do incentivo ao cuidado. Estimulamos um ciclo positivo no trabalho, em que há o investimento em bem-estar, gerando uma performance mais alinhada às expectativas organizacionais.

E então? Gostou de saber como a VISIONCARD pode ajudar sua empresa com a promoção de saúde em Curitiba? Aproveite e entre em contato com nossos especialistas! Teremos prazer em te ajudar!

Posts relacionados

Deixe um comentário