Quais exames são necessários para a Saúde Feminina?

2 minutos para ler

O câncer de mama afeta ao redor do mundo a vida de milhares de pessoas e no mês de outubro ouvimos muitos falar sobre a prevenção dele, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura cheguem em até 95%.

Porém a saúde da mulher não consiste apenas em câncer de mama e pensando nisso listamos abaixo os exames essenciais que toda mulher deve realizar ao longo dos anos. Lembrando que os exames listados não são os únicos que as mulheres precisam e os mesmos devem sempre ser solicitados pelo seu médico.

1. Papanicolau, conhecido popularmente como preventivo
Ele deve ser realizado uma vez ao ano e em mulheres a partir dos 20 anos ou após a primeira relação sexual. Esse exame tem a função de detectar o câncer de colo de útero, o segundo mais frequente em mulheres. Ficando apenas atrás do câncer de mama.
2. Autoexame das mamas
O autoexame pode ser feito pela mulher todos os meses, em casa. Porém, pelo uma vez ao ano pelo seu médico ou especialista na área da saúde da mulher. Sua função é identificar possíveis nódulos nos seios ou axilas.
3. Exames de Rotina
Sendo de sangue (glicose, colesterol, triglicerídeos, creatinina e hemograma), urina e fezes, uma vez ao ano pelo menos. Após os 30 anos é recomendado que sejam realizados os exames que controlam as dosagens hormonais.
4. Mamografia
Geralmente passa a fazer parte da rotina da mulher após os 40 anos, porém em casos de câncer de mama na família o médico pode solicitar antes desta idade.

Restou alguma dúvida sobre o assunto? Se sim, deixe nos comentários! Estamos à disposição para conversar a respeito.

Visioncard: saiba como utilizar um sistema de gestão de saúde online
Posts relacionados

Deixe um comentário