7 dicas para reduzir a sinistralidade do plano de saúde empresarial

7 minutos para ler

A sinistralidade é a relação entre o custo de uma ação de saúde e o que o convênio recebe. Índices elevados de sinistro nos planos de saúde corporativos podem representar grandes custos para a empresa, o que é desfavorável para as finanças. Mas há formas de reduzir a sinistralidade no convênio do empreendimento e que resultam em muitos benefícios a longo prazo.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre redução da sinistralidade e promover saúde na empresa. Ficou interessado? Continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto!

Como funciona a sinistralidade do plano de saúde empresarial?

Sempre que um colaborador procura os serviços disponibilizados pelo plano de saúde corporativo, é registrado um gasto na apólice, chamado sinistro. A sinistralidade é a relação entre os sinistros documentados na apólice e as receitas pagas às operadoras (chamadas de prêmio). Assim, podemos dizer que a sinistralidade é a relação entre o custo e a receita com o convênio.

Há vários motivos para o desequilíbrio na sinistralidade. Quando procedimentos como consultas, exames, internações e terapias são realizados com frequência muito elevada, acima da média, a sinistralidade tende a subir. Outra razão para o incremento do sinistro são as catástrofes, como os acidentes, que exigem medidas emergenciais e de alto custo (como internações, cirurgias, UTI).

Além disso, uma prática chamada dumping pode ser outro elemento que estimula a elevação da sinistralidade. Nela, a operadora de saúde cobra um valor muito abaixo do mercado, que não cobre o custo assistencial da rede contratada. Ela faz isso para aumentar a cartela de clientes com rapidez. Depois, quando há o reajuste da taxa cobrada, o plano realiza um aumento exorbitante.

Como promover a redução da sinistralidade?

Há várias medidas para reduzir a sinistralidade do plano de saúde empresarial. Veja quais são as principais alternativas a seguir!

1. Estimule os check ups periódicos

A proposta de reduzir a sinistralidade do plano de saúde empresarial passa pela criação de uma política de uso mais inteligente dos serviços médicos. Isso significa investir nos check ups, que facilitam a prevenção e a detecção precoce de doenças. Isso certamente é benéfico para a qualidade de vida do colaborador, além de ser ótimo para as finanças. Afinal, os cuidados de remediação de uma doença são muito mais caros do que os investimentos em prevenção.

2. Crie programas que estimulem a prática de atividade física

As atividades físicas trazem uma série de benefícios para o corpo, auxiliando na redução do estresse, regulação do peso, manutenção de uma boa pressão arterial e prevenção de uma série de doenças, como diabetes, obesidade e osteoporose. Além de beneficiar as articulações, a prática é vantajosa para músculos e ossos. O esporte também ajuda na motivação e na produtividade.

Programas que estimulam os exercícios físicos regulares são uma ótima proposta para reduzir a sinistralidade no plano de saúde empresarial. Com essas medidas, a equipe vai ficar mais ativa e prevenir uma série de acometimentos.

3. Incentive a alimentação saudável

A alimentação saudável é essencial para a prevenção de doenças, para manter uma boa disposição e para ter um bom desempenho no trabalho. Com uma dieta balanceada, é possível evitar uma série de acometimentos que exigem tratamentos médicos intensivos. Um exemplo é de que é melhor zelar bem pelos seus hábitos alimentares do que ter que fazer um monitoramento diário da pressão e glicose em uma clínica médica. A alimentação saudável é base de uma política preventiva na rotina.

4. Eduque sobre os benefícios da saúde e do bem-estar

Fornecer educação em saúde para os colaboradores é muito importante para que eles façam escolhas direcionadas para a qualidade de vida. A informação é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que promovam bem-estar. Invista em divulgar conhecimentos sobre o assunto para o time. Temáticas como tabagismo, alcoolismo, doenças sexualmente transmissíveis, nutrição, paternidade e maternidade são alguns exemplos de assuntos importantes para serem trabalhados na organização.

5. Estimule a saúde preventiva na empresa

Conforme enfatizamos, é muito importante investir em saúde preventiva na organização. Essa política deve destacar os hábitos saudáveis de vida e também a busca para evitar acidentes de trabalho. Isso envolve o estímulo ao uso de equipamentos de proteção, o mapeamento de riscos e a criação de estratégias para evitar ocorrências.

Outra questão importante é trabalhar com a prevenção em saúde mental. Adoecimentos psíquicos são grandes responsáveis por afastamentos e pelo sofrimento no trabalho. Crie um ambiente de trabalho motivador, envolvente e colaborativo e incentive a busca por profissionais da área de saúde mental, como os psicólogos. Além disso, invista em grupos para a discussão de temáticas que os colaboradores desejarem, com o amparo de profissionais da Psicologia.

6. Crie uma rotina de acompanhamento por grupos de enfermidades ou de risco

Grupos para trabalhar questões de saúde (como diabetes, alcoolismo, tabagismo, entre outros) podem ser uma ótima alternativa para reduzir a sinistralidade do plano de saúde empresarial. A proposta é que os colaboradores, com o apoio de profissionais especializados, possam discutir questões associadas aos problemas. Com o amparo, eles podem desenvolver estratégias para enfrentar as dificuldades e criarem alternativas saudáveis para o dia a dia.

7. Integre o plano de saúde com a VISIONCARD

Uma ótima proposta para reduzir a sinistralidade e promover a saúde visual ocupacional é integrar o plano de saúde à VISIONCARD. Somos uma empresa gestora de saúde com planos exclusivos para saúde visual. Contamos com a tecnologia de um aplicativo e fornecemos atendimento em saúde para aconselhamento em sintomas 24 horas.

Conectamos organizações com operadoras de saúde em todo o território nacional. Oferecemos descontos em óticas e na rede credenciada, além de diminuir as taxas na compra de medicação. Nossa proposta é promover qualidade de vida por meio da saúde visual.

A redução da sinistralidade do benefício de saúde empresarial passa pela criação de uma política de prevenção e de um uso inteligente do plano. Isso significa investir em práticas de prevenção e promoção à saúde, zelando pela qualidade de vida no meio organizacional.

Associado a esse contexto, é importante também desenvolver ações para que os colaboradores possam aprender mais sobre saúde e discutir sobre questões que enfrentam junto a profissionais qualificados. Desenvolver um ambiente corporativo positivo, motivador, respeitoso e estimulante também é essencial, principalmente para a prevenção na área de saúde mental.

Você pode também integrar o plano à VISIONCARD, pois a saúde visual ocupacional é um elemento imprescindível para o bom desempenho e bem-estar na atividade. E então? Gostou de aprender estratégias sobre redução da sinistralidade do plano de saúde empresarial? Aproveite e conheça a nossa página para conferir nossos planos!

Powered by Rock Convert
Visioncard: saiba como utilizar um sistema de gestão de saúde onlinePowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário