Descubra como cuidar da saúde da pele com essas dicas

6 minutos para ler

Adotar alguns cuidados com a pele no dia a dia é capaz de evitar o aparecimento de rugas e manchas, além de aumentar a autoestima e autoconfiança de uma pessoa. Para isso, o uso de bons produtos faz muita diferença. O mercado está repleto de opções de cosméticos com tecnologia avançada para facilitar a vida. Assim, é fundamental conhecer algumas dicas de como cuidar da saúde da pele.

Disfunção hormonal, má alimentação e estresse podem influenciar na saúde desse órgão. Além disso, partículas como poluição e poeira, maquiagem e células mortas, se não forem removidas, podem provocar um desequilíbrio cutâneo. Contudo, é possível evitar esse problema com algumas mudanças de hábitos, adotando alguns cuidados na rotina diária.

Se você deseja conhecer algumas dicas de como cuidar da saúde da pele, não perca o nosso post. Boa leitura!

Use protetor solar

A exposição à radiação ultravioleta (UV) pode ter um efeito cumulativo, e os raios solares penetram na pele profundamente, causando várias alterações, como o aparecimento de rugas, manchas, sardas, pintas, entre outras. A exposição solar em excesso também pode provocar tumores benignos ou malignos, como melanoma e carcinoma.

Por isso, é muito importante tomar cuidado e evitar se expor ao sol das 10 horas às 16 horas, quando a radiação UVB é intensa. Além disso, passe protetor solar cerca de 15 minutos antes de sair ao ar livre. O produto precisa ser aplicado em toda a pele que ficará exposta ao sol e é necessário fazer a renovação a cada 3 horas.

Logo, opte por um que esteja de acordo com o seu tipo de pele e que tenha proteção contra os raios UVA e UVB. O recomendado é usar um com FPS 30 ou superior.

Mantenha a pele hidratada

Outra dica de cuidado com a saúde da pele é mantê-la sempre bem hidratada. Até quem tem a derme oleosa precisa de um bom hidratante, já que ela costuma ter uma exposição maior a alergias. As pessoas que moram em um local com um índice de poluição alta, por exemplo, necessitam redobrar esse cuidado, pois há uma formação maior de moléculas tóxicas que causam o envelhecimento precoce.

Por isso, é fundamental escolher produtos ideais e específicos para o rosto, já que a concentração de cada um é diferente e o hidratante corporal costuma ser mais denso. Caso tenha a pele oleosa, opte por um que tenha toque seco. Além disso, uma boa dica é usar o produto logo após o banho, nas regiões que apresentam sinais maiores de ressecamento.

Tenha uma alimentação saudável

O consumo de alimentos gordurosos e calóricos costuma ser comum no dia a dia de algumas pessoas, o que influencia tanto na saúde quanto na beleza da pele. Assim, é fundamental consumir alimentos que sejam antioxidantes, que têm a função de combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

Portanto, uma boa opção é incluir no cardápio do dia a dia legumes, verduras, frutas e grãos integrais para manter a pele sempre bonita e viçosa, além de beber bastante água. Outra alternativa é apostar nos sucos verdes, que são preparados em casa e ingeridos na hora, o que ajuda a acelerar o metabolismo e a eliminar toxinas. Com isso, a derme se mantém sempre limpa e saudável.

Beba muita água

Para evitar a desidratação corporal e da pele é essencial beber cerca de 2 litros de água por dia ou outros líquidos, como chás gelados ou sucos naturais, que ajudam a refrescar o corpo. A ingestão de bebidas alcoólicas não é recomendado, já que causa a perda de água da pele e provoca uma desidratação, principalmente se forem ingeridas em dias muito quentes.

Esses líquidos também podem ser consumidos por meio dos alimentos. Verduras, legumes e frutas apresentam grandes quantidades de água e sais minerais em suas composições, auxiliando a manter a pele sempre hidratada e firme.

Evite tônicos com álcool

O tônico tem o objetivo de retirar as impurezas, combater espinhas e cravos, nutrir a pele e regular a oleosidade, devendo ser utilizado após a limpeza. Alguns produtos apresentam álcool em sua formulação e, assim, esse componente pode ser prejudicial para a pele.

Por isso, é necessário substituir o tônico por outra opção que não tenha álcool ou que apresente menos, dependendo do seu tipo de pele. Logo, se a sua pele é oleosa ou mista, dê preferência para uma que tenha uma concentração de álcool menor e, caso seja seca, opte por produtos livres desse ingrediente.

Mantenha a pele limpa

A higiene da pele do rosto é essencial para remover agentes infectantes que se acumulam no dia a dia. Assim, o ideal é limpá-la duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de resíduos de maquiagem, oleosidade, poeira e poluentes.

O acúmulo de sujeira no rosto pode levar à oclusão dos poros e favorecer o surgimento de espinhas e cravos, além de contribuir para o envelhecimento precoce. O recomendado é usar um sabonete ideal para cada tipo de pele, dando preferência ao líquido.

Para peles mistas e oleosas, escolha produtos à base de ingredientes adstringentes que propiciam a desobstrução dos poros e a remoção de impurezas. No caso das normais e secas, uma boa dica é escolher sabonetes líquidos com pH neutro, complementando o processo com uma loção de limpeza.

Faça uma esfoliação

Fazer uma esfoliação é muito importante para a saúde da pele. A técnica elimina células mortas, uniformizando a textura da pele e renovando-a. Além de melhorar a aparência, esse procedimento potencializa a absorção de cosméticos, como os hidratantes.

O primeiro passo para esfoliar a derme é escolher um produto adequado. Por isso, opte por aquele que tenha um mecanismo duplo: esfoliação química, que penetra no poro e estimula a atividade celular, e esfoliação física, que retira as células mortas. Essa combinação pode garantir uma esfoliação eficiente e intensa, prevenindo a formação de cravos e uniformizando a textura.

Agora que você já conhece as principais dicas de cuidados com a saúde da pele, lembre-se de usar protetor solar todos os dias, abusar dos hidratantes, manter uma boa alimentação e beber muita água. Com isso, é possível evitar doenças e problemas de pele.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça 6 hábitos essenciais de cuidado com os olhos no ambiente de trabalho!

Visioncard: saiba como utilizar um sistema de gestão de saúde online
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.