Tendências de RH: 7 principais voltadas para a gestão da saúde

7 minutos para ler

A sociedade e as tecnologias estão em constante transformação e acompanhar essas mudanças é essencial para que a organização avance com sucesso. O setor de gestão de pessoas tem um papel muito importante no acompanhamento desse processo, por meio de práticas, atividades e contribuições alinhadas ao conhecimento estratégico. Conhecer as tendências de RH em gestão de saúde é essencial, já que a saúde ocupacional deve ser prioridade no negócio. Com uma equipe saudável, é possível ter melhores resultados e um bom clima organizacional.

Preparamos este conteúdo especial com as principais tendências de RH em gestão de saúde. Continue acompanhando e aprenda mais sobre o assunto!

Qual a importância de acompanhar as tendências de RH em gestão de saúde para 2020 e de implementá-las na empresa?

É fundamental que o RH acompanhe o dinamismo da sociedade e perceba que novas necessidades e potencialidades estão surgindo nesse contexto de modificações. As novas gerações valorizam mais a realização profissional e a conciliação entre vida pessoal e profissional.

Pessoas de gerações anteriores tendem a, culturalmente, priorizar mais a estabilidade. Assim, dependendo da idade dos profissionais, os fatores considerados na escolha e permanência no emprego podem ser diferentes.

É importante considerar também que os gestores estão passando por uma mudança de mentalidade. Eles gradualmente estão percebendo e compreendendo que gestão de saúde é um investimento que traz retorno positivo para o clima organizacional e para a produtividade. Com isso, as lideranças passam a pedir que o RH apresente propostas que respondam às demandas da saúde ocupacional.

Esse fator deriva também do fato de que, no contexto atual, a disseminação de informação científica é mais ampla devido aos meios de comunicação. Os profissionais estão mais preocupados com o cuidado em saúde e investem mais nessa área. A saúde mental ocupacional também tem ganhado grande relevância, principalmente com a grande recorrência de casos de doenças associadas ao trabalho.

Powered by Rock Convert

Quais as principais tendências de RH para 2020 voltadas para a gestão de saúde do colaborador?

Há várias tendências de RH direcionadas para a gestão de saúde. Vamos mostrar a seguir quais são elas. Veja mais!

1. Horários flexíveis

Os horários flexíveis são uma excelente alternativa para a motivação e engajamento dos profissionais. Eles criam alternativas para facilitar a rotina de colaboradores, permitindo que eles tenham mais autonomia na gestão do próprio tempo. Com isso, o profissional pode gerenciar melhor o equilíbrio entre a vida pessoal e carreira e tem condições que beneficiam a própria saúde ocupacional.

Outro investimento que pode ser positivo é o home office. Essa política proporciona várias vantagens para o trabalhador e a empresa. Com a medida, a equipe vai ter mais qualidade de vida e um melhor rendimento.

2. Investimento em saúde mental

Os conhecimentos em Psicologia e Psiquiatria estão constantemente avançando, e a saúde mental tem se tornado um tema de grande preocupação entre os colaboradores. Condições de trabalho aversivas podem ser favorecedoras de adoecimento ocupacional, gerando sofrimento psíquico para o colaborador e custos adicionais em saúde para o empregador.

Já os ambientes de trabalho equilibrados e produtivos são promotores de qualidade de vida, auxiliando na prevenção em saúde mental ocupacional. O RH tem um papel decisivo nesse processo, trabalhando junto aos profissionais e gestores para a definição de ações conjuntas, para o estabelecimento de diálogo e para a resolução de problemas de convivência e gestão de equipes.

3. Benefícios

A política de benefícios é um excelente atrativo para vagas e também um grande fator de retenção de talentos. Ela favorece a qualidade de vida dos trabalhadores à medida que auxilia profissionais e as famílias deles nos cuidados em saúde. Uma ótima proposta nessa questão é oferecer maior abertura para que os colaboradores escolham quais benefícios vão utilizar. Isso ajuda a evitar desperdícios e favorece um bom uso do recurso.

4. Inteligência emocional

A teoria da inteligência emocional foi criada pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman. O conceito envolve a capacidade de reconhecer, avaliar, processar e lidar com os próprios sentimentos e os das outras pessoas.

Essa habilidade é essencial para o meio ocupacional, auxiliando na convivência entre os colaboradores e no amadurecimento pessoal de cada um. O RH deve ter atenção para trabalhar a inteligência emocional com os profissionais, oferecendo ações que favoreçam o desenvolvimento dessa competência.

5. Employee Experience

O conceito de Employee Experience se refere a proporcionar uma experiência de trabalho gratificante para os profissionais, principalmente por meio de medidas de promoção de um melhor clima organizacional. Ele traz benefícios como a diminuição da rotatividade, melhora da saúde ocupacional e aumento do engajamento e da produtividade.

6. Cultura inclusiva

São muitas minorias com direitos negligenciados em nossa sociedade. Negros, pessoas com deficiência, homossexuais, transexuais, imigrantes, árabes, mulheres, mães solteiras e diversas outras. É necessário criar uma cultura de acolhimento, na qual as pessoas possam ser o que são e respeitadas em sua dignidade. São úteis políticas de conscientização e de educação corporativa para o respeito às diferenças e a inclusão de minorias.

7. Planos de saúde visual

Os planos de saúde visual são uma verdadeira tendência para os próximos anos. O constante manejo de telas e computadores em grandes períodos de tempo traz novas necessidades para os olhos. Com esse novo contexto, é preciso dobrar os cuidados em saúde ocular para evitar acometimentos e problemas de saúde na visão.

A saúde visual ocupacional é um fator essencial para a qualidade de vida da equipe, contribuindo para a produtividade e auxiliando no bom desempenho. Além disso, diversos problemas oculares podem gerar graves consequências, sendo fundamental uma política de prevenção.

Como as soluções da VISIONCARD podem ser úteis para melhorar a gestão de saúde do profissional?

A VISIONCARD Brasil é uma empresa gestora de saúde com planos exclusivos para saúde visual. Nós conectamos corporações com planos de saúde em todo o território nacional. Temos soluções com custo muito menor, com uma economia de 70%. Fazemos aconselhamento sobre sintomas 24 horas por dia e oferecemos descontos em farmácias. Além disso, disponibilizamos descontos em óticas na rede credenciada, de forma que os óculos saiam a preços bastante acessíveis para os colaboradores.

O setor de RH tem um papel importante na inovação e dinamismo da gestão de saúde na empresa. Há uma série de tendências para os próximos anos, contribuindo para melhoria da saúde ocupacional e promoção de políticas de prevenção em saúde no meio corporativo. O setor de gestão de pessoas deve buscar ações de valorização dos profissionais, de melhoria do clima organizacional e de promoção de qualidade de vida no trabalho.

E então? Gostou de aprender sobre as tendências de RH em gestão de saúde? Aproveite e entre em contato com a VISIONCARD Brasil! Teremos prazer em te ajudar!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário